Leitor,
Pare!
Leia!
Pondere!
Decida-se!

SE ACREDITA QUE A INTELIGÊNCIA

SE FIXOU TODINHA EM LISBOA

NAO ENTRE NESTE ESPAÇO...

Motivo: A "QUINTA LUSITANA "

ESTÁ SITUADA NA PROVÍNCIA...

QUEM TE AVISA, TEU AMIGO É...

e cordialmente se subscreve,
Brasilino Godinho

terça-feira, outubro 05, 2021

 MENSAGEM ESPECIAL 

DE NATUREZA PESSOAL

Aveiro, 05 de Outubro de 2021

Prezadas Senhoras,

Caros Senhores,

Dirigida a todos vós, vasto mundo de pessoas residentes em Portugal e dispersas por vários países, que me prestam atenção e seguem, com persistência, as minhas actividades, endereço a comunicação - SAIBAM TODOS - acerca do que, nesta altura, me vai na alma relativamente ao elevado apreço que lhes dispenso e da desejada formulação com que o desejaria expressar.

Meus votos: Que vós, façais o obséquio de reter em memória quanto o Brasilino Godinho, agora nonagenário cidadão, está agradecido por tão longo e gratificante convívio: quer de natureza pessoal, quer epistolar, quer tido em tempos de leitura das crónicas e das obras literárias de que sou autor.

BEM-HAJAM!

Atentamente e com os melhores cumprimentos,

Brasilino Godinho

 

SAIBAM TODOS: FAMILIARES, AMIGOS, LEITORES E

MEMBROS DAS UNIVERSIDADES DE AVEIRO E BRAGA

 

01. Eu, Brasilino da Costa Godinho, conhecido universalmente por Brasilino Godinho, nasci a 25 de Outubro de 1931, na cidade de Tomar, onde fui criado e residi até ao ano de 1954.

A 7 de Maio desse ano embarquei no cais de Alcântara, Lisboa, rumo à cidade de Ponta Delgada.

Nela conheci e namorei a bela micaelense Luísa Maria Albernaz Tápia com quem, no dia 8 de Junho de 1957, contraí casamento religioso na Basílica de Fátima; o qual, durou até à data do passamento da minha querida mulher a 2 de Junho de 2008.

Em Ponta Delgada me mantive até Junho de 1956. Nesse mês fixei residência em Leiria e na cidade do Rio Lis me mantive durante sete anos e onde nasceram meus dois filhos.

No dia 1 de Fevereiro de 1963 estabeleci domicílio na linda cidade de Aveiro; na qual ainda mantenho estadia que muito me apraz.

A 20 de Outubro de 2008, com 77 anos de idade, na condição de caloiro universitário iniciei a frequência do Curso de Licenciatura de Línguas, Literaturas e Culturas, ministrado na Universidade de Aveiro e no dia 5 de Julho de 2017, precedendo frequência de curso lecionado pelas Universidades de Aveiro e do Minho e mediante prestação de defesa de tese doutoral, obtive o grau de Doutoramento em Estudos Culturais.

No transcurso deste percurso de vida por muitos lugares de Portugal e ilhas adjacentes se desenvolveram as minhas várias e abrangentes actividades profissionais.

Nas últimas dezenas de anos a contar de1990, de largo espectro e amplitude se revestiram os trabalhos de escrita, de colaboração em jornais e de autoria de obras literárias.

Isto descrito para dar mui sucinta nota informativa do que tem sido a vivência nonagenária de Brasilino Godinho.

02. E é precisamente pela circunstância de no próximo dia 25 de Outubro perfazer a conta de 90 anos de existência que se circunscreve a razão e o âmbito deste escrito endereçado a familiares, amigos, leitores e membros das comunidades universitárias da Aveiro e de Braga.

Estou possuído da grande desconfiança(…) de que não viverei outros mais noventa anos.

Por isso traduzir uma condição única de vida e ser uma bonita data, desejaria celebrá-la num almoço de confraternização e de expressão de amizade com familiares, amigos, leitores, professores que me leccionaram os cursos de Licenciatura e de Doutoramento, ex-colegas da aprendizagem universitária e funcionários dos serviços universitários que mais de perto lidaram comigo.

No entanto, por infelicidade e, sobretudo, decorrente da manifesta frequência com que fui espoliado, pelo ladrão Estado, em milhares de contos, ao longo do tempo de exercício profissional; não possuo recursos financeiros que me habilitem a custear a promoção/realização de tão desejado convívio com tão numeroso grupo de pessoas, às quais manifestaria o maior apreço.

Pelo que aqui e agora releva o meu propósito de transmitir a todos os destinatários da presente mensagem, a informação dessa minha ideia de reunir à minha volta no dia 25 de Outubro tantas pessoas que muito prezo – o que só é impedido de levar avante por motivações de ordem financeira, conforme aludi no precedente parágrafo.

Todo o “mundo” - circunscrito a inúmeros amigos/as, leitores/as e pessoas vinculadas às Universidades de Aveiro e do Minho que partilharam a minha vivência académica e outras mais, atentas que manifestam atenção e simpatia para comigo - fique disso ciente!