Leitor,
Pare!
Leia!
Pondere!
Decida-se!

SE ACREDITA QUE A INTELIGÊNCIA

SE FIXOU TODINHA EM LISBOA

NAO ENTRE NESTE ESPAÇO...

Motivo: A "QUINTA LUSITANA "

ESTÁ SITUADA NA PROVÍNCIA...

QUEM TE AVISA, TEU AMIGO É...

e cordialmente se subscreve,
Brasilino Godinho

domingo, outubro 31, 2021

 

ELE FOI UM ACONTECIMENTO INESQUECÍVEL NA

VIDA NONAGENÁRIA DE BRASILINO GODINHO

30 de Outubro de 2021

Conforme estava programado hoje, de tarde, a partir das 17h:36’, realizou-se na FNAC de Aveiro o lançamento da obra APONTAMENTOS BRASILIANOS.

De registar que o Senhor Presidente da Câmara Municipal de Aveiro, correspondendo ao convite que lhe foi dirigido, teve a gentileza de se fazer representar pelo Vereador Senhor Dr. João Machado e que entre as pessoas presentes se encontravam algumas provindas de várias cidades do País.

Perante regular assistência constituiu-se a mesa que presidiu ao acto, na qual tomaram lugar: Doutora Teresa Adão, Directora-Geral da Editora Edições Esgotadas, Doutor António Manuel Ferreira, apresentador da obra e Doutor Brasilino Godinho autor dos dois livros em apreço de lançamento.

Iniciou-se o acto com uma introdução da Doutora Teresa Adão em que teceu várias considerações sobre a obra e sobre o autor. Também aludindo à circunstância de haver já uma certa tradição de entendimento e cooperação entre a editora que dirige e o escritor Brasilino Godinho. Desde já contam-se 5 obras literárias, num total de 6 livros publicados com a chancela de Edições Esgotadas.

Seguiu-se a intervenção do Professor Doutor António Manuel Ferreira que fez uma interessante e objetiva explanação sobre a obra em apreço, apontando vários aspectos que lhe pareceram mais de realçar no capítulo da objectividade, e noutras componentes do estilo literário, da seriedade e isenção, manifestas na escrita de Brasilino Godinho.

De anotar que também fez dois reparos pertinentes: um, mencionando que o termo geringonça foi criado por Pulido Valente e não por Paulo Portas, como está indicado num dos livros; outro, sobre os índices, apontando a falha de não facultarem informação sobre os títulos dos textos que integram os livros.

Concluída a apresentação da obra pelo distinto Professor da Universidade de Aveiro, usou da palavra o Doutor Brasilino Godinho que explanou várias considerações sobre a sua pessoa, obra APONTAMENTOS BRASILIANOS e sobre a abrangente crise que subverte Portugal.

Logo após Brasilino Godinho ter dada por finda a sua alocução estava-lhe e aos circunstantes reservada uma surpresa: a gerência da FNAC de Aveiro, repentinamente, deu início a uma cerimónia comemorativa da data de 25 de Outubro em que ele perfez 90 anos de idade. Foi-lhe apresentado um bolo de aniversário, enquanto as pessoas de pé, batendo palmas, entoavam o cântico de “Parabéns a você”.

Tratou-se de um acontecimento inesquecível, que tendo sido comovente, muito sensibilizou Brasilino Godinho. E que terá impressionado todos quantos nele participaram.

Resumindo: Brasilino Godinho obteve, de fonte fidedigna a informação de que os livros se esgotaram no decorrer do respectivo lançamento. Mais lhe indicaram que, por tudo que ocorreu durante o acto, este se traduziu num sucesso.

Claro que Brasilino Godinho está contente!