Leitor,
Pare!
Leia!
Pondere!
Decida-se!

SE ACREDITA QUE A INTELIGÊNCIA

SE FIXOU TODINHA EM LISBOA

NAO ENTRE NESTE ESPAÇO...

Motivo: A "QUINTA LUSITANA "

ESTÁ SITUADA NA PROVÍNCIA...

QUEM TE AVISA, TEU AMIGO É...

e cordialmente se subscreve,
Brasilino Godinho

domingo, outubro 24, 2021

 

MENSAGEM COM ENDEREÇO URBI ET ORBI

 

Aveiro, 07/24 de Outubro de 2021

Prezadas Senhoras,

Caros Senhores,

Dirigida a todos vós, vasto mundo de pessoas residentes em Portugal e dispersas por vários países, que me prestam atenção e seguem, com persistência, as minhas actividades, endereço a comunicação - SAIBAM TODOS - acerca do que, nesta altura, me vai na alma relativamente ao elevado apreço que lhes dispenso e da desejada formulação com que o desejaria expressar.

Meus votos: Que vós, façais o obséquio de reter em memória quanto o Brasilino Godinho, agora nonagenário cidadão, está agradecido por tão longo e gratificante convívio: quer de natureza pessoal, quer epistolar, quer tido em tempos de leitura das crónicas e das obras literárias de que sou autor.

BEM-HAJAM!

Atentamente e com os melhores cumprimentos,

Brasilino Godinho

 

 

SAIBAM TODOS: FAMILIARES, AMIGOS, LEITORES E

MEMBROS DAS UNIVERSIDADES DE AVEIRO E BRAGA

MENSAGEM EM SEGUNDA FORMULAÇÃO

24 de Outubro de 2021

Amanhã é um dia memorável para Brasilino Godinho: completo 90 anos de idade.

Hoje, domingo, dia de descanso, recolhido na residência, só, colocado de casa e pucarinho, já celebrando a grata e oportuna festividade de ao meu peculiar jeito de introspecção - agora, forçosamente, muito abrangente - me encontrar comigo mesmo. E dessa faculdade de me festejar ao compasso das horas vou extraindo íntima satisfação que nesta peça escrita, paulatinamente, será traduzida em letra de forma.

O que se deve levar em conta de correlação do ser, com o parecer, sem fingimentos e hipocrisias; uns e outras que estiveram sempre, desde a infância, arredadas da forma de Brasilino Godinho estar em sociedade. Outrossim, identitária marca brasiliana relevante numa época em que na sociedade portuguesa subsiste a hipocrisia e o cinismo no relacionamento entre os cidadãos e as entidades públicas e privadas.

Por isso, os pensamentos multíplices, as atitudes tidas nas mais diversas circunstâncias, as iniciativas e realizações processadas ao longo dos anos, as actividades de cronista e escritor, expressas face aos leitores, as críticas expendidas sobre a sociedade, a classe política, a Partidocracia, as instituições e a gente poderosa que domina Portugal, têm sido exemplarmente transmitidos como inequívoca demonstração do fervoroso respeito que Brasilino Godinho consagra à sua pessoa e daí decorrer o natural e peculiar modus faciendi com que respeita o próximo e acata a aplicação do civismo no relacionamento social.

E por que humana criatura, Brasilino Godinho não se descarta dessa condição existencial que o sujeita a imperfeições e defeitos que, por rigoroso escrutínio, descortina no seu ser a qualquer ocasião. Porém, nunca acontece que se esteja preocupando com as opiniões alheias sobre a sua pessoa ou que viva, fale e escreva para agradar ao próximo.

Satisfações, justificações e expiações, só as presta a si mesmo. Embora não se coiba de dar conta aos seus leitores das fragilidades e falhas que lhe são adstritas ou que vão ocorrendo no dia-a-dia, numa livre e mui clara demonstração de que é rigoroso crítico da sua pessoa e para que ninguém se convença de que Brasilino Godinho é um super-homem…

É precisamente na determinante prática de Brasilino Godinho, em qualquer circunstância ser, perante si e o próximo, coerente e igual a si mesmo, que assenta a razão de, continuamente, nos seus escritos dar conta - sem subterfúgios - dos seus pensamentos e apreciações sejam elas laudatórias ou críticas sobre a sua pessoa; e lisonjeiras ou não sobre o que, no vasto campo da sua visão, se lhe depara no viver quotidiano. O que lhe confere autoridade moral para exercer a crítica rigorosa sobre os desmandos do próximo e dos políticos e governantes.

Completamente posta de parte a hipotética, complacente imagem da humildade; a qual, nalgumas criaturas, muitas vezes é capa de soberba e vanglória de atitudes equívocas e mal-intencionadas.

Aliás, resolutamente, Brasilino Godinho desde Dezembro de 2012 publica crónicas em que anota o seu invulgar curriculum vitae, com especiais chamadas de atenção para o estrondoso êxito do seu percurso académico. Sendo, embora, um assumido procedimento de exaltação pessoal é, sobretudo, uma notória e importante acção cívica em prol da comunidade; principalmente apontada aos inúmeros estudantes do Ensino Superior que sofrem de depressão. O que, infelizmente, as autoridades não aproveitam como exemplar factor de incentivo aos jovens para ultrapassarem obstáculos funcionais e meio coadjuvante de terapêutica a que, eventualmente, tenham que se submeter.

Aqui e agora - por vir a talho de foice - afirmo que tenho grande apreço pela pessoa (Brasilino Godinho) que sou e tenho muito orgulho quando nela me revejo exibido na praça pública.

 

Aliás, o orgulho é per se latente no meu espírito. E transparente como água cristalina escorrendo nas vertentes da Serra da Estrela…

Sobremodo, atendendo a tudo que, de invulgar, consegui no campo profissional e no decorrer do percurso académico iniciado em 20 de Outubro de 2008, aos 77 anos de idade, na condição de caloiro universitário e que se completou aos 85 anos com a obtenção do Doutoramento em Estudos Culturais, por decisão unânime do júri académico; precedendo provas de acesso à Universidade classificadas com 17 valores, Licenciatura em Línguas, Literaturas e Culturas com 15 valores e o Diploma de Estudos Avançados em Estudos Culturais com a classificação de 16 valores. O curso de Licenciatura foi ministrado na Universidade de Aveiro e o Diploma e Doutoramento foram graus alcançados através dos respectivos cursos terem sido leccionados pelas Universidades de Aveiro e do Minho, em regime de parceria.

Escrito isto, não restem dúvidas aos leitores deste texto de que considero ter tido o privilégio de ser aluno das duas Universidades. O que se representa como uma grande honra que proclamo urbi et orbi!

Mais pretendo assinalar uma enorme honra que, registada em 2017, hoje considero ter constituído a melhor e mais exaltante prenda de vida nonagenária, de que muitíssimo me orgulho; concedida pela maior autoridade da Universidade de Aveiro, ao tempo exercida pelo Magnífico Reitor Manuel Assunção.

Por declaração publicada na imprensa Sua Excelência, Magnífico Reitor Manuel Assunção, afirmou urbi et orbi: “Brasilino é uma honra para a UA”.

 

CONCLUO:

- Se para Brasilino Godinho foi uma honra ter sido Licenciado pela Universidade de Aveiro e Doutorado pelas Universidades de Aveiro e do Minho.

- Se Brasilino Godinho “é uma honra para a Universidade de Aveiro”.

- Brasilino Godinho sente-se muitíssimo honrado em ser “uma honra para a UA, à qual se ligou de uma forma especial. Foi um aluno brilhante.”

Reitero: ter sido assim tão expressivamente contemplado em sede de Reitoria da Universidade de Aveiro, constitui a melhor, mais valiosa e gostosa prenda que me foi dada em todo o decurso de vida que amanhã, 25 de Outubro de 2021, perfaz 90 anos.

Bem-haja, Universidade de Aveiro!

SAIBAM TODOS: SINTO-ME MUITÍSSIMO ORGULHOSO DE SER “UMA HONRA PARA A UNIVERSIDADE DE AVEIRO”!