Leitor,
Pare!
Leia!
Pondere!
Decida-se!

SE ACREDITA QUE A INTELIGÊNCIA

SE FIXOU TODINHA EM LISBOA

NAO ENTRE NESTE ESPAÇO...

Motivo: A "QUINTA LUSITANA "

ESTÁ SITUADA NA PROVÍNCIA...

QUEM TE AVISA, TEU AMIGO É...

e cordialmente se subscreve,
Brasilino Godinho

terça-feira, agosto 24, 2021

 

DOCUMENTO COMPROVATIVO DAS “MAGNIFICAS” FORMAS

DE FAZER CENSURA EM PORTUGAL E AO MAIS ALTO NÍVEL, 

REPUBLICO PARA CONHECIMENTO DO POVO PORTUGUÊS.

 

MENSAGEM ABERTA

À REPUBLICANA EXCELÊNCIA PRESIDENCIAL

E AOS RESPEITÁVEIS CIDADÃOS PORTUGUESES

 

Aveiro, 11 de Julho de 2021

 

Excelentíssimo Senhor Presidente da República Portuguesa,

Caros Cidadãos Portugueses,

                       

Cumpre-me referir o direito consagrado no articulado (aplicável) da Constituição da República Portuguesa e o dever cívico de vir junto do Supremo Magistrado da Nação e dos respeitáveis cidadãos portugueses expressar o meu profundo desagrado pelo acto de censura com que hoje foi contemplado o envio da minha crónica PERSPECTIVA-SE UM SOMBRIO FUTURO PARA O ENSINO SUPERIOR EM PORTUGAL, remetida para a caixa de correio electrónico da Presidência da República.

 

01. Os maus fados que infernizam a contemporânea existência da nação portuguesa, entre os quais se conta o detestável expediente da censura que agora e mais uma vez teve como alvo o escritor Brasilino Godinho, determinou-me a elaboração da presente Mensagem Aberta, dirigida à Presidência da República e ao Povo Português.

Dá-se a circunstância de optar por uma inovadora fórmula de comunicação epistolar e não pela corriqueira forma de “carta aberta”, visto que hei tendência de singularizar os meus actos, com repúdio de procedimentos tidos como seguidores do tipo de “Maria vai com as outras”.

Por outro lado, uma opção decidida pelo facto de, em simultâneo, me dirigir a duas entidades de notória conexão: Presidência da República e Povo Português – o que será dúplice coisa jamais vista numa missiva em Portugal.

Também Mensagem Aberta, porque consequência negativa atinente ao acto censório que lhe proporcionou génese e formulação; a qual, liminarmente impede comunicação directa e pessoal com a suprema autoridade hierárquica do Estado.

E assim sucede por sentir imperativo cívico de informar o público acerca das sofisticadas práticas de censura em Portugal e de lavrar inevitável, imprescindível protesto respeitoso, face ao Presidente da República.

Protesto que subscrevo com tristeza, assinalando que há bastantes décadas escrevo e publico crónicas - e nalgumas - inserindo vigorosas críticas aos ex-Presidentes Mário Soares, Jorge Sampaio e Cavaco Silva; todas elas endereçadas ao Palácio de Belém. Nunca foram objecto de actos de censura dos referidos Presidentes da República.

 

02. Pormenorizando o que esta tarde aconteceu e aqui é citado informo:

Recebido do Palácio de Belém o seguinte e-mail:

Belem

18:06 (há 1 hora)





Para mim



 

Para contactar a Presidência da República, por favor utilize o Formulário de Contacto.

Este endereço de correio eletrónico foi desativado, não recebendo mais mensagens.

Agradecemos a sua atenção e compreensão.

Atentamente,

Presidência da República Portuguesa

 

Em poucas linhas a Presidência da República comunica que a crónica deve ser junta a um formulário preenchido como se fosse um requerimento em que seja pedido deferimento de ela ser submetida a apreciação favorável ao encaminhamento até Sua Excelência. Assim a modos de um censório exame prévio.

Sem dúvida trata-se de um sofisticado, moderno, acto de censura. A que não dispenso acolhimento!

Quanto ao agradecimento à pressuposta minha atenção e compreensão, prefiro ignorar a “cortesia”.

Nesta Mensagem Aberta releva a demonstração de que Brasilino Godinho fixou a mente no objecto (censura presidencial) e que hei denotado a faculdade de o entender; embora arredando qualquer indulgência para com manifestações implícitas ou explícitas de censura. Aliás, correspondendo adequadamente à presidencial bondade das expressões “atenção e compreensão”.

Finalmente, expresso a Sua Excelência o devido apreço pela alta dignidade da função presidencial. Ao povo português apresento uma cordial saudação.

Brasilino Godinho