SINGULAR FOTOGRAFIA
DE BRASILINO GODINHO
Por Brasilino Godinho
12 de Agosto de 2021
A fotografia foi tirada no dia 05 de Julho de 2017, na Sala dos Actos Académicos, da Reitoria da Universidade de Aveiro, no momento em que me dirigia para junto da pequena secretária onde, sentado, calmamente realizei - perante o júri académico - a prova de defesa oral da minha tese doutoral.
Na altura, não me apercebi de que estava sendo fotografado. Nem faço ideia de quem é o seu autor. Claro que desconhecia a sua existência.
Por isso, há dias fiquei agradavelmente surpreso quando, pesquisando na Internet, deparei com a foto que aqui é tema de crónica.
Considero que a foto é invulgar: quer pelo facto de não ter sido obtida pela frente do fotografado, mas este de costas voltadas para o operador fotógrafo; quer, por também, nesse singular aspecto, ser expressiva do inédito evento académico de que fui personagem em foco. Singularidade evidenciada pelo simbolismo da marcha do doutorando rumo à meta que houvera estabelecido há dezenas de anos e pelo imponente cenário universitário que enquadra e a que associa uma imagem de colorido realce.
Por tudo o que de gratificante mensagem lhe subjaz e documenta é uma fotografia que muito aprecio e sobremodo valorizo. O que me motiva a publicá-la para conhecimento dos amigos e leitores dos meus textos.
0 Comentários:
Enviar um comentário
<< Página Principal