Leitor,
Pare!
Leia!
Pondere!
Decida-se!

SE ACREDITA QUE A INTELIGÊNCIA

SE FIXOU TODINHA EM LISBOA

NAO ENTRE NESTE ESPAÇO...

Motivo: A "QUINTA LUSITANA "

ESTÁ SITUADA NA PROVÍNCIA...

QUEM TE AVISA, TEU AMIGO É...

e cordialmente se subscreve,
Brasilino Godinho

quinta-feira, agosto 12, 2021

 

UMA ESTÚPIDA DIVERSÃO/ESPECTÁCULO

QUE JÁ URGE ERRADICAR DE PORTUGAL

 

Brasilino Godinho

12 de Agosto de 2021

 

As touradas à corda na Ilha Terceira e as corridas dos touros (famosos encierros) ao longo de avenidas e ruas de Pamplona, por ocasião das Fiestas de San Firmino, são folguedos populares, pretensas diversões de entretenimento, notoriamente preenchidos de todo o sentido de irracionalidade e estupidez. Que estranha forma de sentir e manifestar prazer em as pessoas presenciarem, a qualquer momento, trágicas investidas dos touros ou mesmo delas serem vítimas mortais ou gravemente feridas.

Coisa mais estúpida a de haver indivíduos que, deliberadamente, se expõem ao perigo de morte e correm à frente dos animais a suscitar o absurdo gáudio de umas tantas centenas de patéticos expectadores.

Confrange tanta insensatez. Reflexa de ancestrais graus de subdesenvolvimento intelectual que encontra eco e tácita aceitação de obstinados tradicionalistas.

Com menos expressão de ocorrência de casos fatais decorrentes do espectáculo, algo semelhante se poderá dizer sobre as touradas. Aqui o gravame decorre do intolerável facto de a diversão incidir no atroz sofrimento do animal e dele se colher gozo pese, embora, a arte e a beleza da lide facultadas pelos artistas taurinos. Inadmissível que dos sofrimentos das pessoas e dos animais se recolha prazer sádico.

Outrossim e porque se trata de confronto entre animais que lutam com extrema agressividade, as mesmas formulações críticas e condenatórias se aplicam aos combates de box e alguns de luta livre.

Tudo que seja sofrimento resultante de agressividade e exteriorização de baixos instintos animalescos deveria ser erradicado das sociedades evoluídas.

Ademais, por qualquer animal ser naturalmente agressivo é que a humana criatura, a todos os momentos, se lhe impõe a necessidade de dominar os instintos e nunca de fomentar a agressividade e dela fazer alarde e euforia – a bem de uma desejável cultura de leveza de espírito, de fraternidade que nos devemos mutuamente, de harmonia social e de Paz entre Estados e populações.