Leitor,
Pare!
Leia!
Pondere!
Decida-se!

SE ACREDITA QUE A INTELIGÊNCIA

SE FIXOU TODINHA EM LISBOA

NAO ENTRE NESTE ESPAÇO...

Motivo: A "QUINTA LUSITANA "

ESTÁ SITUADA NA PROVÍNCIA...

QUEM TE AVISA, TEU AMIGO É...

e cordialmente se subscreve,
Brasilino Godinho

sábado, agosto 07, 2021

 

PRETENSIOSOS DEVANEIOS TELEVISIVOS

QUE SOBRESSAEM DE IRRACIONALIDADE

Brasilino Godinho

 

Repetidos, nas tardes de todos os dias úteis, em programa da RTP. Ei-los:

- "Agarre sempre o lado positivo da sua vida, para que tudo lhe pareça mais fácil".

- “Até amanhã, se Deus quiser”.

O saudoso engenheiro SOUSA VELOSO, manteve na RTP, durante muitos anos, o apreciado programa TV RURAL. Terminava a emissão dizendo: “Despeço-me com amizade, até ao próximo programa”.

Nos tempos que vão decorrendo, há na RTP quem aparenta imitá-lo e se despeça no seu programa diário com a descabida afirmação acima transcrita, decerto pretendendo associar-lhe o cunho de marca pessoal. Sem esquecer o incrível lugar-comum: “Até amanhã, se Deus quiser”.

Porém, eventualmente, um dia a coisa dará para o torto e Deus não acolherá a insólita recomendação que, implicitamente, lhe é imposta pelo devaneio religioso de uma personagem televisiva.

Além de ser expressão religiosa descabida numa estação pública, num Estado laico e que é acedida por muitos cidadãos que nem a acolherão de bom grado.

Propor ao cidadão que “agarre sempre o lado positivo da sua vida” é das coisas mais patéticas, absurdas, incongruentes e irracionais, que se julgaria inconcebível no linguajar de um ser humano minimamente letrado. Sobremodo, confrange ouvir na RTP.

Outrossim, recomendação gratuita e per se repulsiva: como se as pessoas não tivessem mais que fazer do que consumir tempo e chagar a paciência na atribulada procura do hipotético lado positivo das suas existências... só para agradar à criatura da televisão estatal.

E porque, sublinhe-se, a senhora está muito preocupada que o telespectador esteja na iminência de lhe fugir “o lado positivo da sua vida”; pelo que, com ênfase, recomenda que deve sempre ter esse cuidado de tal procura… não vá acontecer que alguma vez se esqueça de o agarrar – o que, provavelmente, seria uma chatice e lhe daria o incómodo de noticiar tal ocorrência, no seu tempo de antena televisiva…

Outrossim, deveras patética e disparatada a incrível observação “(…) para que tudo lhe pareça mais fácil”; a qual, releva de doentia obcecação pelas facilidades e como se estas e o simplismo fossem necessariamente características de harmoniosa vivência individual.

Impressiona desfavoravelmente que a criatura (obstinada praticante de tão grotesca fala) e a entidade RTP não se apercebam do ridículo e disparate em que incorrem nos fins de tarde dos dias úteis da semana.

Embora tal circunstância televisiva não surpreenda de todo; uma vez que é consonante com o actual estado de descalabrada caracterização da sociedade portuguesa.

Mas estado da nação que está amargurando as almas dos cidadãos portugueses que bastante prezam a sua Pátria e muito valorizam o melhor uso da Língua Portuguesa.