Leitor,
Pare!
Leia!
Pondere!
Decida-se!

SE ACREDITA QUE A INTELIGÊNCIA

SE FIXOU TODINHA EM LISBOA

NAO ENTRE NESTE ESPAÇO...

Motivo: A "QUINTA LUSITANA "

ESTÁ SITUADA NA PROVÍNCIA...

QUEM TE AVISA, TEU AMIGO É...

e cordialmente se subscreve,
Brasilino Godinho

domingo, junho 27, 2021

 

UM FENÓMENO INGLÊS

BEIJO CAUSA DEMISSÃO

DE MINISTRO DA SAÚDE

 

Brasilino Godinho

27/Junho/2021

 

01. Quem diria… Que um beijo causaria a demissão de ministro de qualquer governo republicano ou monárquico, dos muitos que estão espalhados pelo planeta Terra. Mas, pasmai ó gentes!

Aconteceu em Londres, cerca do Rio Tamisa, nem muito distante da austera Câmara dos Comuns e mesmo no centro da cidade. Precisamente, no gabinete do ministro da Saúde, do governo britânico. A cena da beijocadela transgressora do protocolo de segurança, a norma legal de mínimo distanciamento físico entre criaturas humanas, em que estiveram enlaçados o ministro e a sua afeiçoada assessora, foi causa determinante para a demissão ministerial.

Embora não tenha havido indicação do grau de intensidade com que supostamente tenha sido dado o ardoroso beijo do ministro à sua assessora, no seu gabinete de trabalho, nem referidas as circunstâncias em que o acto tenha sido registado em fotos comprometedoras, ele per se revestiu-se de grave falta comportamental que implicou a perda de idoneidade política considerada necessária para o cabal desempenho das funções em que o sujeito estava investido.

Foi um fenómeno à escala mundial. Que sobreleva de sentido de Estado e de inusitada capacidade de plena assunção de responsabilidades pelos actos praticados.

Saúde-se e aplauda-se a atitude responsável do agora ex-ministro da Saúde, Matt Hancock e a sua imediata exoneração concedida pelo chefe do executivo britânico Boris Johnson.

 

02. Este é um exemplar caso que deve ser apontado à consideração do público e em Portugal ser comparado com os habituais procedimentos de impunidade pelos mais variados actos condenáveis pelo senso comum e pelas específicas transgressões da legalidade, da ética, da deontologia, da moral e do normativo da Declaração Universal dos Direitos do Homem, praticadas pelas altas e medianas figuras da política caseira e dos Poderes: Legislativo, Executivo, Judicial, Central, Local, Religioso, Financeiro e “dos Donos Disto Tudo”.