Leitor,
Pare!
Leia!
Pondere!
Decida-se!

SE ACREDITA QUE A INTELIGÊNCIA

SE FIXOU TODINHA EM LISBOA

NAO ENTRE NESTE ESPAÇO...

Motivo: A "QUINTA LUSITANA "

ESTÁ SITUADA NA PROVÍNCIA...

QUEM TE AVISA, TEU AMIGO É...

e cordialmente se subscreve,
Brasilino Godinho

quinta-feira, fevereiro 25, 2021

 

NESTE DIA

há 7 anos

24/Fevereiro/2014

 

EM TERRA DE CEGOS QUEM TEM OLHO É REI…

SÓ QUE… DESGRAÇA! O REI VAI NU…

Brasilino Godinho

 

Em Portugal, no território alaranjado, há um rei que tem um desproporcionado olho. Por sinal, olho dotado de um grande cristalino que se assemelha a lente de binóculo de longo e ampliado alcance… sempre direccionado num equívoco rumo. Amplitude de funcionalidade a lembrar os três telescópios do Observatório de Monte Palomar…

O que é mais de salientar, uma vez que no conglomerado de cultores do pomar laranja existe a convicção e dele emana a insinuação para indígena convencer, de que Portugal é um país de ceguetas que não enxergam um palmo à frente do nariz. Perante tamanha, vislumbrada, desgraça colectiva, valha ao pagode uma especial e feliz circunstância: a da existência - dir-se-ia divertida e brejeira, se não fora dramática - do tal rei de opereta saloia; precisamente à semelhança do personagem rei do conto de Hans Christian Anderson que, em dada ocasião, se mostrou às multidões no seu estado de nudez, convencido que envergava deslumbrante vestimenta.

Também o referido, singular, espécime português, displicentemente e com grande descaro, se apresenta desnudado, em postura obscena, sem se dar conta de que está carecido das vistosas roupagens que seus fanáticos seguidores juram entrever sempre que surge actuando no circo político mediático.

Ainda há poucas horas os atrevidos e desembaraçados pregoeiros, ao serviço da real criatura, vieram aos passos da reinação, ali às portas de Santo Antão, na alfacinha capital, anunciar a boa nova da afectada realidade, tal como é vista pela presunçosa figura reinante:

“A vida das pessoas não está melhor,

mas o país está muito melhor”.

Dito! Repetido!

Vale a pena interrogarmo-nos:

- Qual país está melhor?

- A vida das pessoas, em Portugal, não estando melhor, será que não mudou e está na mesma?

Depreende-se que no reino alaranjado se pensa que a vida das pessoas não está pior.

Se a afirmação for aceite com carácter selectivo, faz algum sentido restrito… Até por ser letra de fado a entoar nos retiros Marialvas do Bairro Alto, no palco do selecto Casino de Lisboa ou mesmo nos Passos Perdidos, da Assembleia da República e no Coliseu dos mais desvairados e bacocos Recreios... E visto que a crise, a austeridade e a vergonha, não se pressentem sentidas nos cultivos da avantajada área do grande e produtivo pomar de laranjas e laranjinhas, que é parte integrante da “Quinta Lusitana”…

Em contraposição, as milhentas pessoas que não abancam à mesa do Orçamento, nem abusivamente se aproveitam do Erário, outro triste e penoso fado cantarão…