UM TEXTO SEM TABUS…
Brasilino Godinho
18/Fevereiro/2021
TALVEZ…
CIDADÃO REPUBLICANO COM MAIS TÍTULOS
António Costa, sobejamente conhecido em Portugal, será o cidadão de republicana compleição, detentor de bastantes e diversificados títulos.
Vejamos:
- Cavaleiro exímio com prova dada in illo tempore numa corrida na região saloia de Lisboa (Calçada de Carriche), em que, montado num burro, bateu em velocidade alucinante um automóvel Ferrari. Proeza muito festejada pelos jornais e televisões. Um auspicioso início de entradas noutras corridas que tem vindo a praticar ao compasso do tempo. E sempre com atenciosa visibilidade facultada pelas televisões e imprensa.
- Licenciado em Direito. Por vezes, dá ideia de o ser no Torto…
- Ex-Presidente da Câmara Municipal de Lisboa que, decerto, por se deslocar de automóvel, nunca se terá dado conta dos inúmeros buracos dos pavimentos dos passeios da Avenida da Liberdade e de outras vias rodoviárias da cidade alfacinha.
- Ex-Deputado na Assembleia da República, num tempo em que pouco palestrou.
- Ex-Ministro da Justiça, onde nem se terá apercebido das numerosas injustiças que aconteciam no País. E disse deu pálida referência em entrevista de data posterior à demissão do cargo. Atribuiu falta de experiência governativa.
- Comandante-Chefe do Regimento de Infantaria Governamental (com dispendioso efectivo de 70 oficiais, aquartelado no Terreiro do Paço, em Lisboa).
- Chefe-Supremo dos Estados Maior e Menor das Forças Armadas e Desarmadas, tuteladas pela (Des)Governação Nacional.
- Presidente do Conselho de Ministros, de notória composição de familiares de uns e outros membros de tal colégio da governança.
- Primeiro-Ministro.
- Ministro Principal.
- Secretaríssimo-Geral do PS (Partido Socialista).
- Eminência, não Parda, mas muito actuante, da Política à Portuguesa Usança.
- Inquilino Especial do Palácio de S. Bento.
- Interlocutor privilegiado da Presidência da República.
- Provedor dos atrasados cuidados a ter com a contenção da pandemia Covid-19.
- Orientador um tanto desorientado em facultar inspiração à desinspirada senhora Temido, do ministério da Doença (alcunhado de Ministério da Saúde).
- Superno Mentor e Interventor da Geringonça Governativa.
- Anjo Protector de quantos ajudantes e subordinados se despistam em circulação, nos campos da ilegalidade e da hipocrisia.
- Político Habilidoso de Malas-Artes e Malabarista que dá Garantias de Tudo e de Nada.
- Esforçado publicitário das magníficas omissões e desacertos das intervenções do famigerado Regimento de Infantaria Governamental.
- Intendente-Mor do Reino da Bicharada, de Portugal.
Espero que nesta listagem não me tenha esquecido de algum título/ornamento de tão ilustre personagem do tristonho e mal cheiroso pântano que se encontra inserido no mundo político de Portugal.
0 Comentários:
Enviar um comentário
<< Página Principal