Leitor,
Pare!
Leia!
Pondere!
Decida-se!

SE ACREDITA QUE A INTELIGÊNCIA

SE FIXOU TODINHA EM LISBOA

NAO ENTRE NESTE ESPAÇO...

Motivo: A "QUINTA LUSITANA "

ESTÁ SITUADA NA PROVÍNCIA...

QUEM TE AVISA, TEU AMIGO É...

e cordialmente se subscreve,
Brasilino Godinho

segunda-feira, dezembro 02, 2019



UMA CURIOSIDADE INVULGAR DE 
BRASILINO GODINHO.
01/Dezembro/2019


O livro A QUINTA LUSITANA foi contemplado com dois procedimentos:
- em algumas livrarias de Lisboa, Porto, Viseu, Coimbra e Aveiro, ele era escondido para não ser vendido;
- noutras livrarias, nas quais as vendas não eram interditas, os exemplares esgotavam por serem comprados pelas pessoas incomodadas com a obra e procurando impedir a sua divulgação junto do público (cada comprador chegava a adquirir 4 a 5 exemplares de uma só vez).


Terá sido um caso inédito em Portugal. Seguramente, a obra mais censurada em Portugal nesta Terceira República - nas livrarias e nos órgãos de Comunicação Social.


Aqui e agora, exposta a secreta orientação transmitida boca-a-boca: A QUINTA LUSITANA é como se não existisse. Simplesmente, não se diz mal, nem bem dela.


Certamente por isso ser levado à letra e em conformidade, uma vez um gerente de livraria, na Baixa de Lisboa, interpelado por um cliente que procurava adquirir um exemplar, respondeu-lhe, em tom desabrido: ESSE LIVRO NÃO EXISTE EM PORTUGAL! (De facto, havia exemplares na loja, suponho que na cave).
Por estas e outras várias, ninguém ouse dizer na minha frente que não há censura em Portugal.
Existe, disfarçada e é mais perversa do que aquela que existiu na Ditadura do Estado Novo, de Salazar; a qual, era visível e conhecida de todo o Portugal