Leitor,
Pare!
Leia!
Pondere!
Decida-se!

SE ACREDITA QUE A INTELIGÊNCIA

SE FIXOU TODINHA EM LISBOA

NAO ENTRE NESTE ESPAÇO...

Motivo: A "QUINTA LUSITANA "

ESTÁ SITUADA NA PROVÍNCIA...

QUEM TE AVISA, TEU AMIGO É...

e cordialmente se subscreve,
Brasilino Godinho

segunda-feira, outubro 28, 2019


297. Apontamento
Brasilino Godinho
28/Outubro/2019

VOTARIA CONTRA!
MAS APLAUDO…

O Dr. Ferro Rodrigues foi reeleito presidente da Assembleia da República. Candidato único. Ninguém votou contra. Alguns cidadãos, nos jornais manifestaram desagrado pela ocorrência que consideravam lesiva do bom nome e melhor reputação da Assembleia.

A minha opinião tem muito que se diga.
Explico-me.
Uma coisa é certa: todo o mundo português sabe que a Assembleia da República não é flor que se cheire, pois que os seus odores são fedorentos e afectam o olfacto dos cidadãos mais apegados aos valores da cidadania. Por isso, o nome da Assembleia da República circula pelas ruas das muitas amarguras dos portugueses mal e penosamente instalados no seio da Nação.

Por outro lado, tal como sucedeu com a Assembleia Nacional do Estado Novo, a actual Assembleia da República dos numerosos exploradores que dela extraem proventos sem rei, nem roque, e no que se refere a reputação, já conserva lugar privilegiado no caixote do lixo da História pátria.

Bastante relevante é o assinalável facto de, por vez talvez única, a Assembleia instalada no Palácio de S. Bento, pôs de lado a hipocrisia de, usança habitual, se fazer passar por aquilo que não é. Desta vez não fingiu. Foi igual a si mesma.

Ela deu o retrato da sua específica natureza. E da desgraceira que é de ter na sua presidência alguém que continuamente lhe agrega a sujidade e o mau cheiro, precisamente de quem a qualquer momento se “está cagando para o segredo de justiça” e implicitamente para a Justiça.

É de chamar a atenção para o tempo verbal contido na expressão fecal. Ela não reporta a tempo passado ou a hipotético futuro. Tem a significativa nota afirmativa de ser acção persistente sem quaisquer hiatos.

Daí, o público se aperceber que a Assembleia é lugar não frequentável, visto que ali as falhas de higiene física e mental não são compatíveis com saudáveis condições de vivência social e melhor exercício da POLÍTICA (ciência/arte de bem administrar a nação).

Também de registar que todos os deputados estão acomodados com os ares fétidos disseminados pelo palácio que lhes serve de abrigo e sustento.

Pelo que, desta vez, sem fingimentos - que, diga-se: seriam escusados – os parlamentares elegeram quem melhor dá imagem de “a letra condizer com a careta”.
Claro que me cumpre aplaudir a magnífica(…) reeleição!

Concluindo: reitero que se fosse deputado, por questão de higiene mental, votaria contra a reeleição do Dr. Ferro Rodrigues; embora reconheça nele a sublime(…) capacidade de bem representar a expressividade tão mal reputada da Assembleia da República que temos a chatear-nos persistentemente.