Leitor,
Pare!
Leia!
Pondere!
Decida-se!

SE ACREDITA QUE A INTELIGÊNCIA

SE FIXOU TODINHA EM LISBOA

NAO ENTRE NESTE ESPAÇO...

Motivo: A "QUINTA LUSITANA "

ESTÁ SITUADA NA PROVÍNCIA...

QUEM TE AVISA, TEU AMIGO É...

e cordialmente se subscreve,
Brasilino Godinho

domingo, agosto 18, 2019



MORREU ALEXANDRE SOARES DOS SANTOS

Brasilino Godinho

O registo do seu passamento teria que aqui ser feito. Não em termos de obituário. Visto que este tipo de referência noticiosa tem sido largamente inserido em vários órgãos de comunicação social.

Neste espaço, correlativo à Universidade de Aveiro, e nesta instituição considerando a sua intrínseca contextura e mui específica natureza educacional, que per se é apanágio singular de uma instituição do Ensino Superior com posição e responsabilidades relevantes no sector que a engloba; cumpre-se, desde logo, a obrigação cívica de acerca do triste acontecimento fúnebre formularem-se - embora em jeito de breve análise - as implicações e projecções admissíveis, englobáveis no âmbito da vida universitária e em particular no quadro do historial e vivência da Universidade de Aveiro.

De imediato, importa realçar dois aspectos de suma importância:
- o mérito da personalidade de Alexandre Soares dos Santos;
- o mérito da decisão da Universidade de Aveiro lhe ter, ainda em vida, conferido o grau de Doutor Honoris Causa.

De facto, se Alexandre Soares dos Santos foi pessoa de grande sucesso e detentora de elevados predicados como: empresário, cidadão atento, dotado de atilado sentido crítico e bastante compenetrado das suas obrigações cívicas, sendo ainda activo membro do primeiro Conselho Consultivo da Universidade de Aveiro; e, portanto, merecedor da distinção que lhe foi atribuída com indelével marca de gratidão; também é de assinalar que a outorga do Doutoramento Honoris Causa a Alexandre Soares dos Santos deve ser saudada como acção altamente relevante da universidade aveirense. E, igualmente, representativa de alto discernimento quanto ao seu elevado significado, configurando o agradecimento da instituição ao seu colaborador e o exemplo de vida do agraciado a servir de modelo aos jovens universitários das gerações que se vão seguir através dos tempos.

Outrossim, de sublinhar a importância, o simbolismo e sentido humano, inerentes à circunstância de Alexandre Soares dos Santos ter recebido o honroso grau académico ainda sendo vivo – o que muito o terá justamente sensibilizado. E muito dignificou a Universidade de Aveiro.

Tal sentido pedagógico é muito importante e necessário se torna divulgar, enaltecer e consolidar.