Leitor,
Pare!
Leia!
Pondere!
Decida-se!

SE ACREDITA QUE A INTELIGÊNCIA

SE FIXOU TODINHA EM LISBOA

NAO ENTRE NESTE ESPAÇO...

Motivo: A "QUINTA LUSITANA "

ESTÁ SITUADA NA PROVÍNCIA...

QUEM TE AVISA, TEU AMIGO É...

e cordialmente se subscreve,
Brasilino Godinho

segunda-feira, agosto 19, 2019

BRASILINO GODINHO
261. Apontamento
19/Agosto/2019


UMA DATA HISTÓRICA DE MUITA IMPORTÂNCIA
NA VIDA DE ESCRITOR DE BRASILINO GODINHO

Nunca a celebrei. Mas há instantes lembrei-me dela. E considerei que era mais que tempo de a festejar. E com tal celebração surpreender os meus amigos e leitores que, certamente, sentirão alguma satisfação em conhecer a ocorrência que assinala e reporta o carácter histórico da data ora evocada.

Amanhã, dia 20 de Agosto de 2019, contam-se 67 anos que, em Coimbra, no Choupal, redigi a minha primeira crónica (escrita com a idade de 20 anos), por sinal, de viagem e de reportagem sobre um acontecimento nacional: Acampamento Nacional Escutista, que decorria na conhecida mata conimbricense.

A crónica “O ACAMPAMENTO ESCUTISTA DE COIMBRA” foi publicada no jornal Cidade de Tomar, edição de 24-8-1952, no honroso espaço de última página, onde se inseria referência à visita do escritor brasileiro Paulo Tacla e se transcrevia a mensagem que ele expressara de exaltação da cidade templária.

Para Brasilino Godinho a redacção daquela crónica, a sua destacada publicação e o apreço que recolheu junto do público, proporcionaram-lhe grande satisfação e representou incentivo para prosseguir a actividade da escrita.

Na sua composição contextual quis Brasilino Godinho, desde logo, imprimir e vislumbrar futuro a um estilo pessoal de escrita que, agora e após dezenas de anos de exercício da específica actividade, julga ter consumado. E isso lhe parece apreensível na releitura da peça aqui em foco.

Nota informativa complementar: Trata-se de uma peça longa publicada num tipo menor (9 ou 10) que, neste momento, não sei se poderá ser inserida no Facebook. Mas, pelo menos, publicarei a parte inicial de introdução.