Leitor,
Pare!
Leia!
Pondere!
Decida-se!

SE ACREDITA QUE A INTELIGÊNCIA

SE FIXOU TODINHA EM LISBOA

NAO ENTRE NESTE ESPAÇO...

Motivo: A "QUINTA LUSITANA "

ESTÁ SITUADA NA PROVÍNCIA...

QUEM TE AVISA, TEU AMIGO É...

e cordialmente se subscreve,
Brasilino Godinho

terça-feira, julho 23, 2019


BRASILINO GODINHO
254. Apontamento
23/Julho/2019


RELEMBRANDO DOIS CHISTES PAULISTANOS

Inúmeros brasileiros estão fixados em Portugal. Em grande número frequentam as nossas universidades.
Julgo que, na sua maioria, poucos conhecem facetas sociopolíticas da História do Brasil. Algumas delas com seu quê de jocoso e demonstrativas do espírito criativo, alegre e humorístico, do povo brasileiro.
Há instantes, lembrei-me de Ademar de Barros que foi prefeito da cidade de São Paulo e Governador do Estado de São Paulo, durante intercalados mandatos, nas décadas dos anos cinquenta e sessenta do século XX; precedendo um período de Interventor estatal no Estado de São Paulo em tempo de vigência do Estado Novo concebido, implantado e dirigido por Getúlio Vargas.
Ademar de Barros era detentor da Grã-Cruz da Ordem do Infante D. Henrique, com que fora agraciado pela Presidência da República Portuguesa, a 19 de Julho de 1962.
E relativo a Ademar de Barros ocorreram dois episódios que ficaram indelevelmente marcados no historial da sua vivência como governante e político de notável envergadura; os quais trago ao conhecimento ou à recordação dos meus amigos brasileiros residentes em Portugal e aqueloutros dispersos pelo Brasil. 
Mas antes de os descrever, importa referir que Ademar de Barros, nos meados do século XX, foi grande impulsionador do extraordinário progresso da cidade de São Paulo e do impressionante desenvolvimento do Estado de São Paulo. Uma actuação ímpar do governante estadual Ademar de Barros, que só teve paralelo a nível do governo central pela que foi exercida pelo ex-presidente Juscelino Kubitschek de Oliveira (mandato de 1956-1961) – o imortal criador da capital Brasília.
Retornando ao tema que me propus tratar neste Apontamento.
No decurso de uma campanha eleitoral Ademar de Barros foi alvo de acusações de se apropriar de dinheiros públicos por parte dos seus opositores políticos. O pessoal de direcção da campanha eleitoral de Ademar de Barros pegou na deixa e dela fez slogan: “ADEMAR “ROUBA”, MAS FAZ!”. A campanha foi um êxito e Ademar de Barros ganhou a eleição.
Noutra campanha eleitoral, Ademar de Barros, discursava num comício e às tantas, depois de negar as acusações de se locupletar com fundos públicos, bate a mão num bolso das calças e exclama: “NESTE BOLSO NUNCA ENTROU DINHEIRO DO POVO!
Reacção imediata de um assistente anónimo, em alta gritaria: OLHAI GENTE! ADEMAR TEM CALÇA NOVA!
Houve risada geral. E a cáustica expressão ficou para sempre colada à imagem de Ademar de Barros.
De mencionar que Ademar de Barros nunca foi condenado e nem provadas as acusações que lhe eram feitas pelos adversários políticos. Se bem me lembro por duas vezes os tribunais o ilibaram dos delitos que lhe eram assacados.