Leitor,
Pare!
Leia!
Pondere!
Decida-se!

SE ACREDITA QUE A INTELIGÊNCIA

SE FIXOU TODINHA EM LISBOA

NAO ENTRE NESTE ESPAÇO...

Motivo: A "QUINTA LUSITANA "

ESTÁ SITUADA NA PROVÍNCIA...

QUEM TE AVISA, TEU AMIGO É...

e cordialmente se subscreve,
Brasilino Godinho

terça-feira, maio 15, 2018

138. APONTAMENTO DE
BRASILINO GODINHO
15 de Maio de 2018
“QUEM SEMEIA VENTOS,
COLHE TEMPESTADES.”

01. O futebol em Portugal tem evoluído muito na técnica, nas tácticas e nas estratégias. Até parece que estamos tratando de uma linguagem própria de militares quando ocupados em acções bélicas nos alargados campos de batalha.
Hoje vai-se tendo a noção de que os campos de futebol são espaços de combate entre inimigos que pouco ligam às convencionadas leis da guerra. E o pior é que são combates programados. Com o gravame que as lutas geralmente não só preenchem as arenas onde se disputam as pugnas mais acesas, mas também os espaços circundantes ocupados pelas falanges que acompanham e incitam os contendores.
Muito aflige vermos as reportagens das televisões em que multidões a caminho dos estádios são enquadradas por forças militarizadas, equipadas como se elas mesmas estejam mobilizadas para a guerra total.
Depois, enquanto se desenrolam os combates nos arrelvados, irrompe no espaço envolvente todo um espectáculo de má criação, de agressividade incontrolada manifesta nos impropérios e nas cenas de pancadaria entre indivíduos que extravasam toda a maldade e ódio que ao longo das semanas vão recalcando no seu íntimo.
Este deprimente quadro negro, associado a práticas de corrupção, que é a imagem de marca do futebol português denota a degradação cultural, a anarquia cívica, a imoralidade e a deseducação geral, a que se chegou na terra portuguesa.

02. E se começámos por falar no progresso técnico verificado na prática do futebol, temos que, necessariamente, incluir a violência utilizada em campo de desvario futebolístico e… nos órgãos de comunicação social.
Para além do confronto verbal e, por vezes, físico, a própria profusão de mesas redondas e… quadradas com que as televisões saturam os seus públicos, é uma violência e releva a profunda influência e mentalização doentia que exerce sobre as massas futebolísticas.
Embora que, para algumas escassas pessoas, em cujo número nos incluímos, esses arrastados debates sobre o pontapé e o encontrão dados a tempo ou fora de tempo pelo jogador fulano ou beltrano, muitas vezes suscitem hilaridade e gozo, dado o tom sério e pretensamente académico das intervenções de quem se leva muito a sério na defesa da sua dama futebolística. 
É um gozo! Mas que, afinal, também enjoa e repugna – pelas inúmeras horas que ocupa nos programas das televisões. Com assinalável quota-parte na desconformidade desportiva.

03. Outra característica do futebol das competições nacionais é a gravíssima promiscuidade entre os clubes, os poderdes políticos e a banca. Do que resulta os exagerados vencimentos, as milionárias contratações de jogadores, vendidos e comprados como se fossem um bem material ou um qualquer outro animal mamífero. A dignidade humana é subvalorizada ou mesmo desprezada. 
A ganância dos títulos leva a todos os exageros possíveis ou imagináveis. E, claro, que é causa das atitudes mais agressivas que, não raro, excedem as previsões mais pessimistas.
Acontecendo que dirigentes das agremiações futebolísticas, sem decoro e sem moral, pelo que proclamam, são agentes fautores das piores manifestações de violência que se sobrepõem a todas as precauções tidas para as evitar ou para lhes opor resistência e efectivar domínio.

04. O que hoje aconteceu em Alcochete – segundo os relatos da imprensa - é um horrível caso de insegurança pública, de crueldade e um alarmante aviso para o que de dramático se encaminha a violência instalada no sector desportivo. Que de certo modo é reflexa do clima de exasperação que está latente nas camadas mais carecidas da nação e que, provavelmente, a médio prazo vai eclodir com extrema intensidade destruidora na sociedade portuguesa.

05. Resumindo: o progresso futebolístico redundou num complexo, obsceno, corrupto e agitado jogo sujo a vários níveis e acompanha, imprimindo com intensidade crescente, uma evolução negativa da sociedade portuguesa.