Leitor,
Pare!
Leia!
Pondere!
Decida-se!

SE ACREDITA QUE A INTELIGÊNCIA

SE FIXOU TODINHA EM LISBOA

NAO ENTRE NESTE ESPAÇO...

Motivo: A "QUINTA LUSITANA "

ESTÁ SITUADA NA PROVÍNCIA...

QUEM TE AVISA, TEU AMIGO É...

e cordialmente se subscreve,
Brasilino Godinho

domingo, setembro 17, 2017



Folha de S. Paulo

Ora Pois

Um olhar brasileiro sobre Portugal
 


Por Giuliana Miranda
Concluir um doutorado é um momento marcante para qualquer estudante. Mas, em Portugal, a defesa de uma tese na Universidade de Aveiro foi recheada de ainda mais emoções: o candidato a doutor tinha 85 anos.
Ingressar no ensino superior sempre esteve nos planos de Brasilino Godinho, mas a vida sempre o levava para um caminho diferente.
Primeiro, foi a questão financeira e a necessidade de trabalhar desde muito jovem. Depois, o casamento e o nascimento dos filhos.
“A decisão de seguir um curso universitário foi tomada no ano de 1947, tinha 16 anos de vida.
Durante 60 anos não foi possível aceder à universidade por não ter condições financeiras e porque havia que atender às prioridades da família e da educação e formação universitária de dois filhos”, conta.
Em 2008, viúvo aos 77 anos —já aposentado e com os rebentos já formados em engenharia civil— Brasilino resolveu finalmente ir atrás do antigo sonho da universidade.
Prestou o vestibular e foi aprovado para o curso de letras da Universidade de Aveiro, no centro-norte de Portugal.
Dedicado, ele logo foi encorajado pelos professores a seguir na pós-graduação.
 
 
Brasilino Godinho fotografado no dia em que apresentou a sua tese. Foto da Universidade de Aveiro

Como terminou a licenciatura com uma nota muito boa —15 em na escala de zero a 20 do sistema de ensino português—, ele pode pular o mestrado e se matricular diretamente no doutorado.
Com a tese “Antero de Quental: um Patriotismo no Porvir de Portugal”, Brasilino diz querer ajudar na reflexão sobre a situação atual de seu país, que, segundo o recém-doutor, passa por “uma grave e abrangente crise” em vários sentidos,
“Foi também no sentido da tese se constituir como válido instrumento de despertar a sociedade para a premente necessidade de recuperar os valores e as lições do magistério moral, cívico, cultural e político de Antero de Quental”, explica.
Embora se diga realizado e pleno com o doutorado, Brasilino não pensa em parar.
Ele se considera um “jovem de quase 86 anos de idade” e espera “ser exemplo e inspiração para as novas gerações e… para os idosos que tenham possibilidade de continuar ativos”.