Leitor,
Pare!
Leia!
Pondere!
Decida-se!

SE ACREDITA QUE A INTELIGÊNCIA

SE FIXOU TODINHA EM LISBOA

NAO ENTRE NESTE ESPAÇO...

Motivo: A "QUINTA LUSITANA "

ESTÁ SITUADA NA PROVÍNCIA...

QUEM TE AVISA, TEU AMIGO É...

e cordialmente se subscreve,
Brasilino Godinho

terça-feira, abril 25, 2017



BRASILINO GODINHO ENTREVISTADO PELO CORREIO DA MANHÃ

Defende tese de doutoramento aos 85 anos
“Entrar na sala de aula foi algo de inexplicável”, afirma Brasilino Godinho.

Por Aureliana Gomes|

Foto CMTV 1576 0
Brasilino Godinho está prestes a defender a tese de doutoramento em Estudos Culturais na Universidade de Aveiro

"Entrar numa sala de aula depois de 60 anos sem frequência escolar foi uma experiência extraordinária. Tive uma sensação inexplicável." A afirmação é de Brasilino Godinho, de 88 anos, que decidiu, aos 77, retomar os estudos, que ficaram para trás ainda em adolescente.
Agora, prepara-se para defender a tese de doutoramento em Estudos Culturais, na Universidade de Aveiro. O gosto pelas letras e pelos livros sempre acompanhou o homem que se intitula "engenheiro sem canudo", mas a falta de dinheiro dos pais e a insensibilidade do avô paterno travaram o sonho. "Ele tinha muito dinheiro, mas quando lhe pedi para ir para Lisboa estudar, disse-me que não. Oferecia-me, em troca, uma bicicleta para eu ir trabalhar com ele", recordou. Natural de Tomar, pegou nas malas, foi para Lisboa e depois para os Açores. Lá, casou-se e teve dois filhos. Mais uma vez, o sonho voltou a ficar na gaveta e as letras também. Exerceu durante toda a vida a profissão de topógrafo em várias autarquias e foi em Aveiro que terminou a carreira. Em 2008, a companheira de uma vida morreu, e Brasilino assumiu que era a hora de retomar o sonho.
"Desde sempre estudei, mas em casa. Nesse ano decidi ir para a universidade estudar sobre o que me fazia feliz", revelou. Terminou a licenciatura em Línguas e Cultura com 15 valores.
Brasilino foi o homem com mais idade a entrar no ensino superior em Portugal. Consciente disso, na primeira aula pediu para falar aos colegas. "Disse-lhes que ali não me considerava nem mais nem menos do que ninguém", recordou. Hoje, é um homem realizado.
Ler mais em:
http://www.cmjornal.pt/portugal/cidades/detalhe/defende-tese-de-doutoramento-aos-88-anos?ref=HP_Outros

Nota de Brasilino Godinho:
Tenho 85 anos de idade.
A minha licenciatura é em Línguas, Literaturas e Culturas, obtida em Dezembro de 2012.
O casamento realizou-se em Fátima com uma micaelense.
Quanto à profissão: nos primeiros 16 anos, ela foi exercida como desenhador e nos restantes anos, de exercício profissional, como topógrafo e topógrafo-chefe, na Função Pública.
Último e importante esclarecimento:
Com bastantes dezenas de anos de prática profissional como projectista em engenharia rodoviária, com centenas de projectos concretizados em obras nos mais diversos lugares deste país, nunca me apresentei como “engenheiro “ ou “engenheiro sem canudo”. No entanto, várias vezes ao longo dos anos, comentando ocasionalmente essa minha específica faceta profissional, acentuei que projectava em engenharia rodoviária mas sem ter frequentado uma instituição de ensinos médio e superior; tendo mesmo por vezes dito em tom jocoso: sou um engenheiro sem canudo, para bem vincar que não pretendia induzir em erro as pessoas e passar por aquilo que não era.