Leitor,
Pare!
Leia!
Pondere!
Decida-se!

SE ACREDITA QUE A INTELIGÊNCIA

SE FIXOU TODINHA EM LISBOA

NAO ENTRE NESTE ESPAÇO...

Motivo: A "QUINTA LUSITANA "

ESTÁ SITUADA NA PROVÍNCIA...

QUEM TE AVISA, TEU AMIGO É...

e cordialmente se subscreve,
Brasilino Godinho

quinta-feira, fevereiro 19, 2015


O drama de Cavaco…

Brasilino Godinho

A maioria dos portugueses já se apercebeu que o presidente Cavaco Silva sofre de apatia aguda.
Sua excelência mostra-se triste, desalentado e mesmo quando tenta falar ou sorrir fica sempre mal na fotografia. Os açorianos diriam: um personagem mal-amanhado
E por citarmos fotografia, pareceu-nos oportuno apresentar, ao público, o drama da cavacal figura, representado em 3 fotos muito expressivas do estado de alma de tão ilustre participante do nosso folclore político.

Se bem nos situarmos no âmago do grave problema cavacal chegaremos à conclusão de que tudo terá começado quando a excelência, venerando chefe do Estado, se pronunciou sobre a sua diminuta reforma que, ao que supomos, nem chega para pagar o mísero cabaz de compras de géneros alimentícios para o seu sustento e da sofrida família, naturalmente sobrevivendo a seu complicado encargo.

A fotografia que se segue ilustra o sofrimento do cidadão Cavaco Siva. Ele apresenta-se de semblante triste e com os mortiços olhos fixados no vazio situado logo ali a seus pés; qual abismo em que estará prestes a cair sem que o Deus da sua devoção lhe acuda em transe tão doloroso.
Também, se nos ativermos à declaração que o ladeia na imagem, Cavaco dá a ideia de que está imerso, perdido ou baralhado na confusão dos seus pensamentos.

                               


A fotografia seguinte mostra Cavaco Silva talvez sofrendo de dor de dentes, mas que não o terá impedido de sonhar…
E parece que, nas penosas madrugadas, maus sonhos vai tendo Cavaco Silva…


                              


Veja-se a terceira foto em que Cavaco Silva, sempre atormentado, neste malfadado tempo de crises, de austeridades e de vacas esfomeadas, surge na sonhada figuração de mendigo com a mão estendida à caridade dos passantes.

                                         

Para mais dramatizar a situação, notam-se os olhos cerrados que nos dão a pesarosa impressão de que Cavaco está ceguinho.
Pormenores interessantes: a circunstância de Cavaco, não estar barbudo, mostrar-se impecavelmente penteado, vestir um pijama em bom estado de conservação e calçar umas pantufas que não têm as solas rotas – o que, diga-se, são particularidades que destoam da insinuada pobreza franciscana…
Por outro lado, está bem conseguida a alegoria do pau/bengala, tratando-se de um cavaco…
Pelos vistos, até nos sonhos Cavaco Silva está atento às conveniências da imagem pessoal e à salvaguarda das aparências que julga dever cultivar com todos os requintes do oportunismo…
E da malvadez – como, provavelmente, dirão as más-línguas que não vão à bola com o cavacal patriarca e com os tiques do cavaquismo…