Leitor,
Pare!
Leia!
Pondere!
Decida-se!

SE ACREDITA QUE A INTELIGÊNCIA

SE FIXOU TODINHA EM LISBOA

NAO ENTRE NESTE ESPAÇO...

Motivo: A "QUINTA LUSITANA "

ESTÁ SITUADA NA PROVÍNCIA...

QUEM TE AVISA, TEU AMIGO É...

e cordialmente se subscreve,
Brasilino Godinho

quarta-feira, outubro 24, 2007

Um comentário-testemunho importante!

A escritora Alexandra Caracol deixou neste blog um comentário sobre a nossa crónica QUANDO ELAS E ELES SE MOBILIZAM É SEMPRE GRANDE O ESPECTÁCULO…

Trata-se de um testemunho, de extraordinária importância, merecedor da maior atenção de todos quantos se interessam pela CULTURA. Que complementa, particulariza e melhor ilustra o que escrevemos

Publicamo-lo na íntegra.

É verdade meu amigo.

Eu que sou escritora e tenho vários amigos escritores vemos isto acontecer dia-a-dia.

Para quem não tem "padrinhos" nem sequer importa sair das prateleiras escondidas das livrarias para algum lugar mais visível e, muito menos, para a montra das mesmas, a não ser que consiga pagar bem para ter diariamente um lugar nelas.

Conseguir arranjar distribuidor que se digne a prestar contas correctas ou sequer a fazer o seu trabalho de uma forma honesta é uma tamanha aventura que só por si quase faz desistir a quem tem o amor pela escrita, já sem falar da aflição que é conseguir arranjar uma editora que se digne, ao menos, a olhar para o título de qualquer livro de alguém que não seja conhecido.

Mais interessante é verificar que "os livros desses escritores que vendem milhares de livros mesmo antes de eles terem sido vendidos na realidade" têm referidos, mesmo ao sair da gráfica, que já vão na décima quinta ou mais edição, quando na realidade esse pode ser o primeiro livro vendido".

Um dia destes estava no supermercado Continente de Loures quando me despertou a atenção, numa prateleira central bem visível ao público cheia de livros de um título só. Comecei a abrir os livros e reparei que lado-a-lado estavam livros desde a 1ª à 16ª edição e com a mesma data de saída da gráfica mostrando nitidamente o bluff que estavam a fazer. Uma senhora que segurava o livro tentando encontrar-lhe alguma graça com o propósito de o oferecer a um familiar (confidenciou-me mais tarde), revirando o livro indecisa perguntou-me: "A senhora acha que este livro é bom? Já vai na 16º edição... mas não sei se será bom...."

Respondi-lhe agarrando em vários exemplares para lhe mostrar que cada um pertencia a uma edição diferente e expliquei-lhe o que se estava a passar, depois dei-lhe a ler umas partes do livro e respondi-lhe que agora ela já estava apta a decidir. Imediatamente colocou o livro no lugar e agradecendo o que conversei com ela foi procurar outro livro menos "badalado", mas agora mais preocupada com o seu conteúdo.

As coisas que tenho visto estes dois últimos anos em que me tornei escritora levam-me diariamente a tentar encontrar soluções para deixar de ter que contactar com todo esse "lixo que faz parte da indústria livreira e seus afins", mas acabo sempre por sucumbir "aos seus desencantos" pois não vejo outra forma de me ir mantendo, nem que seja minimamente "neste barco".

Por causa de toda a corrupção ligada à divulgação, distribuição e comercialização de livros estou a preparar-me de novo para me dedicar ao ensino e ser eu própria a disponibilizar os meus livros aos meus alunos, só para não ter que continuar a assistir às situações sujas a que tenho que tomar conhecimento uma vez que tenho que contactar com os livreiros e distribuidores.

Fico triste porque, depois de dois anos de "luta" vejo que aqueles que de alguma forma estão ligados aos meios de comunicação detém o poder de vender qualquer coisa independentemente do seu real valor.

Mais triste é quando as pessoas se dirigem às livrarias para comprar os meus livros porque tiveram conhecimento deles por amigos ou através do meu blogue e as livrarias lhe dizem que estão esgotados quando, muitas vezes, nem sequer aceitaram recebê-los nas lojas.

Estou a deixar de me preocupar com as livrarias e estou a fazer a minha publicidade através de diversos meios, recebendo encomendas através da editora que foi fundada por mim e meu marido com o fim de primeiramente editar os nossos livros sem que tenhamos que entrar no meio viciado das editoras existentes no mercado.

Outro sonho que tínhamos quando esta foi fundada era o de ajudar escritores talentosos mas desconhecidos do público a vencerem, mas infelizmente vemos que já tem sido difícil furar toda esta engrenagem que acompanha a divulgação e venda de um livro, para vender os nossos livros, apesar de quem os adquire desejar comprar outros livros meus porque têm gostado dos conteúdos que desenvolvo e como os desenvolvo.

Não importa o talento, ou real valor, mas o que impera é a corrupção a todos os níveis e por mais que alguns se juntem para delatar estas coisas, é triste notar que, ao mesmo tempo, a corrupção, jogos de interesses e desonestidade são o que existem e têm tendência a aumentar.

Desculpe o desabafo, mas a quem não deseja entrar na roda da corrupção só lhe resta "o desabafo".

Beijo com amizade.

Alexandra Caracol


(Professora, escritora e fundadora de um método inédito de alfabetização desde a fase pré-natal dos "bebés" http://projectoportuguesfacil.blogs.sapo.pt/)