Leitor,
Pare!
Leia!
Pondere!
Decida-se!

SE ACREDITA QUE A INTELIGÊNCIA

SE FIXOU TODINHA EM LISBOA

NAO ENTRE NESTE ESPAÇO...

Motivo: A "QUINTA LUSITANA "

ESTÁ SITUADA NA PROVÍNCIA...

QUEM TE AVISA, TEU AMIGO É...

e cordialmente se subscreve,
Brasilino Godinho

sexta-feira, outubro 19, 2007

AZAR DE GONÇALVES,

ÀS VOLTAS COM UMA BOTA MAL CALÇADA…

Brasilino Godinho

http://quintalusitana.blogspot.com

Já passaram várias luas sobre aquele fatídico dia em que o poderoso Gonçalves, figura importante da irmandade de Josemaria Escrivá de Balaguer y Albás, estava comodamente sentado à sua secretária no magnífico gabinete da presidência, instalado na sede do banco comercial que já é a instituição milionária do milénio, que fundara juntamente com outros veneráveis irmãos e, naquele momento, um pouco ensonado, passando pelas brasas, nem se apercebeu que o filho mais velho, com pezinhos de lã, se aproximou e reparando que ele estava descalço lhe enfiou uma peçonhenta bota desencontrada no seu delicado pé. Tendo o filho procedido com engenho, o papá Gonçalves, na altura, nem se apercebeu da complicada operação efectuada pelo expedito filhote. E como é empedernido conservador facilmente Gonçalves e bota se acomodaram reciprocamente. E nessa acomodação o objecto bota e a pessoa Gonçalves se foram habituando a compartilhar posições e movimentos de uma e do outro.

Até que há dias um anónimo espertalhaço com grande golpe de vista de longo alcance, atrevido e bisbilhoteiro, se deu conta que o velho Gonçalves andava manco e que a bota estava deformada como cedendo à pressão de joanete, sem ele disso tomar piedosa consciência. Dir-se-ia que a criatura não sentia dor. E então o perspicaz observador deu o alarme público. O que causou grande alvoroço nos domínios do banco e no meio exterior. Para agravar a situação todo o mundo que gravita à volta de Gonçalves ficou preocupado com as suas hesitantes oscilações. Quando Gonçalves, finalmente sacudido e chamado à realidade do objecto em desconformidade com a sua altiva postura, se deu conta do problema, ficou algo perturbado. Também se avolumaram as apreensões do banco, dos companheiros da administração, dos camareiros, assistentes e secretárias. Ocorreu um alarme geral. Rapidamente se apurou que o filhote que tanta arte evidenciara a calçar a bota no pé do papá, agora, em tempo de perca de aptidões, não mostra engenho em a descalçar.

Insólito e pior que tudo o que ocorreu decorrente do impressionante acontecimento é o facto de papá Gonçalves, igualmente, não atinar como descalçá-la…

Uma desgraça, causada pela existência de uma malfadada bota e por uma simples distracção e ocasional sonolência de um papá extremoso…