Leitor,
Pare!
Leia!
Pondere!
Decida-se!

SE ACREDITA QUE A INTELIGÊNCIA

SE FIXOU TODINHA EM LISBOA

NAO ENTRE NESTE ESPAÇO...

Motivo: A "QUINTA LUSITANA "

ESTÁ SITUADA NA PROVÍNCIA...

QUEM TE AVISA, TEU AMIGO É...

e cordialmente se subscreve,
Brasilino Godinho

domingo, setembro 15, 2019


273. Apontamento
Brasilino Godinho
15-9-2019

COM PASSAS E BOLOS,
FADOS E CANÇONETAS,
FUTEBÓIS E ”POLÍTICOS”,
SE ENGANAM OS TOLOS!

Ao começo desta noite, no decorrer da emissão de notícias de um canal de televisão, de-repente sou surpreendido pelo falatório de uma senhora que dir-se-ia ser galinácea de crista murcha; a qual, não parava de cacarejar na feira de Viseu, perante o jovem repórter que a ouvia embevecido, como que exposto em êxtase.
Assim, imprevistamente, em mim aflorou a atenção para um fenómeno rotineiro em Portugal.
Qual seja o de, neste país, vivermos em quase permanente estádio festivaleiro de natureza folclórica.
Em Dezembro ocorrem as celebrações festivas do Natal que, com todo o respeito pela crença religiosa, correspondem a característico e tradicional folclore religioso. Sucedem-lhe as folias do Carnaval e logo a seguir as festividades da Páscoa. Após o que chega a temporada dos deslumbrantes fogos de artifícios florestais que encanta uma expedita casta de incendiários e que suscita mui grande receptividade nas grelhas dos programas televisivos; e que, este ano, teve a novidade de os incêndios florestais terem sido combatidos pelos aviões, helicópteros e autotanques, auxiliados por centenas de bombeiros – segundo informações dadas por distintos repórteres das televisões e de alguns jornais…
Em simultâneo com a temporada do folclore dos fogos, decorrem por todo o país festivais, feiras e cortejos medievais, sessões de fados e guitarradas, cantilenas e danças saloias, que vão entretendo a malta em tempo de calores muitos e de múltiplas realizações telecomandadas; as quais, demasiado enfastiam os pacatos cidadãos refractários a tantos excessos folclóricos.
Outrossim, de adequado registo, tem a ver com a circunstância de este ano e já em pleno curso de desenvolvimento, haver manifestações de folclore político, correlacionado com as eleições legislativas de Outubro próximo. Ocasião inevitavelmente aproveitada para as exibições dos cultores da arte/ciência de muito enganar e explorar os portugueses de segunda e terceira categorias.
Escritas as anotações precedentes, importa assinalar a incrível situação: os portugueses estão permanentemente solicitados para assistirem a tais espectáculos populares e se manterem absorvidos na cinzenta atmosfera folclórica que os envolve intensamente. Para um observador desprevenido é intrigante que a maioria dos portugueses nem se aperceba quanto isso é alienante e uma das causas da vil tristeza que os atinge, lhes entorpece o espírito e constitui factor da vil e terrível amargura que os aflige ao compasso do tempo – pois que distraídos e distantes se encontram da penosa realidade; a qual, infelizmente partilham no dia-a-dia das suas incertas vidas.
Acrescento: seria desejável e reconfortante que os portugueses tivessem olho-vivo e compenetração de que:
COM PASSAS E BOLOS,
FADOS E CANÇONETAS,
FUTEBÓIS E ”POLÍTICOS”,
SE ENGANAM OS TOLOS!