Leitor,
Pare!
Leia!
Pondere!
Decida-se!

SE ACREDITA QUE A INTELIGÊNCIA

SE FIXOU TODINHA EM LISBOA

NAO ENTRE NESTE ESPAÇO...

Motivo: A "QUINTA LUSITANA "

ESTÁ SITUADA NA PROVÍNCIA...

QUEM TE AVISA, TEU AMIGO É...

e cordialmente se subscreve,
Brasilino Godinho

terça-feira, janeiro 18, 2022

 

TENDO EM ATENÇÃO A OPORTUNIDADE

DE CHATEAR CERTA GENTE,

EMBORA SEM PRÉSTIMO PARA FUTEBOL

 

Brasilino Godinho

18/01/2022

 

Faz hoje dois anos que recebi dois elogios que muito me sensibilizaram. Duas distintas senhoras, dotadas de altos predicados intelectuais, tiveram a gentileza/bondade de mos endereçarem por via da Internet.

O Facebook há instantes trouxe-os à minha lembrança. Pela minha parte, republico-os! Com averbamento de algumas breves considerações.

E começo por aludir a uma exigência pessoal que sempre condicionou a minha existência: conhecer-me a mim mesmo. Por isso, considero-me habilitado a afirmar que não sou santo. Com alguma condescendência para com a criatura brasiliana poderei aventar que, quando muito de exagerado, serei um venerável de pau carunchoso.

Nessa compungida qualidade deslustrosa e apesar de detentor de reconhecidas qualidades, tenho defeitos; entre eles o de chatear (passe o termo) os amigos da onça e os poucos inimigos que me fazem a mercê de me contemplarem com suas inimizades, maldades e algum ódio de estimação. O que faço consoantes as oportunidades que surgem; às vezes inopinadamente. Como sucede agora.

Ou seja: a republicação dos elogios, ora transcritos, parecendo aquilo que não é: manifestação de vaidade; visa, sobretudo, bastante chatear e provocar azia a quem me é hostil. Será pecado, mas o leitor tenha presente que, não sou religioso, e que como antes preveni, para essa malfadada gente, não sou flor que se cheire. Provavelmente, também causando-lhes incómodas crises alérgicas. Precisando: tal atitude é a minha retribuição das excessivas, malévolas fixações tidas para com Brasilino Godinho.  

 

NESTE DIA

há 2 anos

18 de Janeiro de 2020 

 

BRASILINO GODINHO

UM ELOGIO SINGULAR

QUE DEVO REGISTAR

 

Maria Antónia Fraga O senhor Doutor fala com modéstia no seu percurso académico - entrar num curso de Licenciatura com 77 anos, e oito anos depois sair com o grau de Doutor, aos 85 pois; mas tem com certeza noção da raridade e mesmo da grandeza do seu feito, que sendo único na vida universitária portuguesa não sei se também não o será em termos mundiais, onde, de qualquer modo, será raro, a existir. As qualidades subjacentes são claramente uma força de vontade e uma determinação férreas, além de, claro, um intelecto brilhante. É um prazer e uma honra ser sua amiga e admiradora. Que continue durante muitos anos ainda a brindar-nos com realizações notáveis e o seu invulgar exemplo. E termino com uma expressão usada pelo meu saudoso Professor Dr. Ruy Galvão de Carvalho (ele também um estudioso de Antero) que na sua gentileza me cumprimentava assim: "nosso muito saudar"... pois do mesmo modo o cumprimento e saúdo.

 

Agradecimento de Brasilino Godinho

Se me é permitido usar, a meu jeito, a expressão do Doutor Ruy Galvão de Carvalho, reputado especialista da obra de Antero de Quental, eu cumprimento a Dr.ª Maria Antónia Fraga “com meu muito saudar”.

O que faço pela forte razão de me sentir profundamente sensibilizado pelo seu extraordinário comentário/elogio da pessoa Brasilino Godinho.

Ele, sem dúvida, o mais eloquente e expressivo elogio que me foi dado receber na minha vida de octogenário. E em termos muito cativantes.

Com grande satisfação vou conservá-lo a bom recato no imo da minha mente.

BEM-HAJA! Dr.ª Maria Antónia Fraga.