MINHA ESTIMADA AMIGA
E MUI PREZADA LEITORA,
MEU DEDICADO AMIGO
E CARO LEITOR ATENTO,
TALVEZ NÃO SAIBAM QUE…
Por Brasilino Godinho
20/12/2021
Antero de Quental, nasceu a 10 de Abril de 1842 e morreu a 11 de Setembro de 1891, na cidade de Ponta Delgada, Ilha de S. Miguel, Açores. Ele foi um insigne poeta, distinto escritor, talentoso pensador, grande e respeitado político, devotado patriota e a muitos títulos de notoriedade ocupa um lugar cimeiro na História de Portugal, para além das suas posições preponderantes inclusas nos Anais da Cultura Nacional e da Literatura Europeia.
É dos cidadãos portugueses, intelectuais e autores, um dos que tem mais destacada bibliografia passiva. Ela é muito vasta e diversificada contemplando várias temáticas, com destaque para a poesia e filosofia. E não tendo sido filósofo no sentido de criador de uma doutrina e escola foi, sem dúvida, um dos melhores e mais profundos pensadores portugueses de todos os tempos.
Mas pormenor importante no domínio da vasta bibliografia passiva da sua vida e obra: até ao dia 05 de Julho de 2017, não havia registo de estudo ou obra bastante procedente ou impressiva referente à relevante vivência patriótica do poeta micaelense, Antero de Quental.
Tal lacuna veio a ser preenchida pelo octogenário cidadão português, Brasilino Godinho, no dia 05 de Julho de 2017, na sala de Actos Académicos da Reitoria da Universidade de Aveiro, ao apresentar e defender a sua tese de Doutoramento: ANTERO DE QUENTAL: UM PATRIOTISMO PROSPECTIVO NO PORVIR DE PORTUGAL.
Tese que mereceu unânime aprovação por parte do júri académico e que está publicada em livro editado por Editora Edições Esgotadas, sediada na cidade de Viseu e com sucursal no Porto.
Assim coube ao doutorado tomarense/aveirense Brasilino Godinho a honra da inclusão na abrangente Bibliografia Passiva de Antero de Quental dessa peculiar faceta de português dedicado a Portugal e de deixar registo para a posteridade do que foi a sua multíplice e importante actuação patriótica, durante décadas, em favor, benefício e dignificação, da sua mãe Pátria e em prol do povo português.
Neste simultâneo tempo de declinar de ano velho, interregno de reconfortante pausa natalícia e dealbar de Ano Novo, certamente que será apropriada oportunidade de recolher ampla informação cultural sobre um dos maiores poetas nacionais. Para tal ocorrer conceda-se a si mesmo a oferta da singular obra brasiliana: ANTERO DE QUENTAL: UM PATRIOTISMO PROSPECTIVO NO PORVIR DE PORTUGAL.
0 Comentários:
Enviar um comentário
<< Página Principal