Leitor,
Pare!
Leia!
Pondere!
Decida-se!

SE ACREDITA QUE A INTELIGÊNCIA

SE FIXOU TODINHA EM LISBOA

NAO ENTRE NESTE ESPAÇO...

Motivo: A "QUINTA LUSITANA "

ESTÁ SITUADA NA PROVÍNCIA...

QUEM TE AVISA, TEU AMIGO É...

e cordialmente se subscreve,
Brasilino Godinho

terça-feira, abril 06, 2021

 

NESTE DIA

há 3 anos

Brasilino Godinho

6 de Abril de 2018 

 

PÃO, PÃO, QUEIJO, QUEIJO.

NEM PRESUNÇÃO,

NEM ÁGUA BENTA

Capítulo XI

 

PERTINENTES CONSIDERAÇÕES

 

Reportando à minha Licenciatura em Línguas, Literaturas e Culturas, a 18 de Dezembro de 2012 e ao meu Doutoramento em Estudos Culturais, a 05 de Julho de 2017 e à repercussão que tais eventos tiveram em Portugal e nalguns países, especialmente no Brasil e em Moçambique, importa tecer ligeiras – mas bastante pertinentes – observações.

Nalgumas passagens dos capítulos antecedentes estabeleci o contraste entre os louvores,

Felicitações e apoios, recebidos de inúmeros cidadãos, de muito bem consideradas entidades públicas e privadas, provenientes de vários espaços geográficos e as desconsiderações de altas personalidades dos órgãos de soberania de Portugal.

Sem margem para dúvidas afirmo que nas desconsiderações se destaca, pela negativa, o Professor Doutor Marcelo Rebelo de Sousa, actual Presidente da República Portuguesa. Precisamente, um exuberante Presidente que é excepcionalmente pródigo em acorrer ao encontro dos indígenas para os abraçar, beijocar, festejar, consolar e alegrar com várias momices.

Provavelmente, algumas pessoas que têm por hábito fazer rápidos processos de intenção e (ou) de condenação, terão a ideia de que Brasilino Godinho se sente incomodado com as desconsiderações de Sua Excelência Presidente e das outras Excelências, aqui citadas, que lhe seguem o exemplo. Cumpre-me dizer: Quem assim pensa está a enganar-se a si mesmo.

O que está em causa é o acolhimento negado (mui pernicioso) a dois acontecimentos inéditos, a 18 de Dezembro de 2012 e a 05 de Julho de 2017, ocorridos em sede da instituição Universidade de Portugal, com grande significação cívica e indesmentível interesse pedagógico para as novas gerações. Indiferença e desprezo tidos para aquilo que foi – e continua sendo – amplamente reconhecido e saudado por largas franjas da sociedade portuguesa.

E se estas são verdades que estão acessíveis a qualquer cidadão, não é menos verdadeira a afirmação que faço de imediato: desde os anos da juventude do cidadão Marcelo Rebelo de Sousa, em que como autor da coluna GENTE (a partir de Janeiro de 1973) do semanário Expresso, dedicada aos relatos das fofocas que se sucediam na Linha, começou a despertar a atenção dos portugueses, que Brasilino Godinho passou a estar atento às suas actividades e a seguir-lhe o percurso profissional e politico – o que tem sido prosseguido com rigor crítico expresso em inúmeras crónicas.

Creio que poderei afirmar que tenho sido o mais persistente e o maior crítico de Marcelo Rebelo de Sousa enquanto actor político. Assim considerando a evolução diacrónica de tal acompanhamento a relativa distância, mas sem que isso me traga glória e (ou) proveito. Menos ainda que seja factor de orgulho pessoal. Pelo contrário, experimento algum desagrado sempre que exerço o meu dever de, como cidadão activo no exercício dos seus direitos cívicos, ter que verberar comportamentos de entidades: sejam elas governamentais, políticas ou particulares.

Para além do que fica explicitado nos precedentes, também devo realçar o seguinte: Na página 26, da minha obra A QUINTA LUSITANA, está inserida uma declaração do cidadão Marcelo Rebelo de Sousa feita ao semanário Tal & Qual, com a data de 26/5/95, que tem início na expressão: “Posso provar que sou isento (…)”.

Aponho o comentário que ora formulo: trata-se de uma afirmação de autoconvencimento sem substância e que ainda hoje permanece vazia de objectividade.

Pelo que temos observado ao longo dos tempos passados e do presente se tem havido quaisquer provas de Marcelo Rebelo de Sousa elas, em número muito avantajado, se cingem a um sentido contrário. Ou seja: de tal modo antagónico que bem poderia o cidadão Marcelo Rebelo de Sousa - se com a sua autoproclamada isenção a tal estivesse disposto - provar jubilosamente (…) que não é isento. Então, contaria com a minha plena e isenta confirmação… que aqui já se anota como explícita antecipação cautelar.

Todavia, verdade seja declarada: não seria a primeira vez em que Brasilino Godinho exaltaria, pela positiva, o exercício presidencial do cidadão Marcelo Rebelo de Sousa.

Sobre as atitudes negativas dos outros órgãos de soberania direi, simplesmente, que aplicarei o axioma: indiferença e desprezo com indiferença e desprezo se retribuem…

Em jeito de conclusão:

Julgo ter elucidado os leitores sobre alguns aspectos concernentes ao desprezo de que têm sido alvo Brasilino Godinho e os seus êxitos académicos, por parte das entidades colocadas no topo da superior hierarquia do Estado: Presidente da República, Assembleia da República, Governo e Ministro da Educação.

E já agora, para que conste, também dou informação de que Sua Excelência, Presidente Marcelo Rebelo de Sousa, não foi eleito com o contributo do meu voto.

Legenda da foto:

A expressão "Firmeza de ânimo" foi inserida pela revista COFRE.