Leitor,
Pare!
Leia!
Pondere!
Decida-se!

SE ACREDITA QUE A INTELIGÊNCIA

SE FIXOU TODINHA EM LISBOA

NAO ENTRE NESTE ESPAÇO...

Motivo: A "QUINTA LUSITANA "

ESTÁ SITUADA NA PROVÍNCIA...

QUEM TE AVISA, TEU AMIGO É...

e cordialmente se subscreve,
Brasilino Godinho

quarta-feira, fevereiro 10, 2021

 

NESTE DIA

Há 1 ano

 

Brasilino Godinho

09/Fevereiro/2020

 

O PERIGO AMARELO

 

01. Há dezenas de anos que com maior ou menor insistência se fala e escreve sobre o perigo amarelo. Até Oliveira Salazar deu opinião sobre ele.

Apontava-se o perigo latente no poderio militar, na explosão demográfica de um imenso território chinês, na preponderância de uma política económico/financeira expansionista, mesmo mais expressiva do que a componente ideológica que lhe subjazeria.

Longe de qualquer congeminação esteve sempre a hipótese do perigo amarelo radicar na difusão mundial de uma pandemia extremamente devastadora de vidas humanas como se prevê ser esta, do coronavírus, agora surgida na China.

Perante essa calamidade que se está expandindo à escala mundial – o que é facilitado pela intensa corrente dos transportes aéreos geradores de inúmeros contingentes de migração e turismo, de negócios e diplomacia – não se vislumbram meios eficazes de a conter e facultar segurança às populações.

No que diz respeito ao nosso país a dirigente máxima da Direcção Geral de Saúde depois de vagas intervenções televisivas tendentes a convencer a malta de que aqui tudo decorria nos conformes, sem grandes preocupações; há dois ou três dias veio declarar que em Portugal não existem meios, sobretudo, humanos para enfrentar uma investida em força dos temíveis vírus.

O que faz total sentido num Portugal que trata melhor da saúde dos cães e gatos do que da saúde e bem-estar dos humanos…

Aliás, se bem atentarmos naquilo que representa ou pretende alcançar a política de degradação das condições de vida dos idosos; predestinada para, com os seus devastadores resultados, servir de alavanca redutora dos défices da Segurança Social e da ADSE; ficamos cientes das motivações que justificam a displicência oficial acerca deste perigo amarelo que é encarado com a maior apreensão pela maioria dos portugueses.

 

02. Não obstante o pouco material informativo que tem chegado ao meu conhecimento e fazendo fé nas informações das autoridades chinesas o número de infectados cifra-se em quase cem mil indivíduos e os mortos cerca de oitocentos.

Sou levado a considerar que:

- estatísticas difíceis de apurar num tão vasto território e filtradas pelos serviços oficiais e partido comunista estarão aquém da realidade dos efeitos destruidores do surto de coronavírus;

- a história do surgimento e propagação da patologia estará muito mal contada;

- desse aspecto de inconformidade dá nota a morte, por contágio, do médico Li Wenliang precedida de sua detenção sob acusação de espalhar boatos; o qual, tinha alertado colegas para a existência do coronavírus e os desaparecimentos do médico octogenário Jiang Yangyong e do jornalista Chen Qiushi; os quais se vinham ocupando em informar o público sobre a real situação sanitária decorrente do aumento diário dos contagiados;

- não me repugna aceitar a conclusão de que o coronavírus tenha sido criado em laboratório com vista a ser utilizado como instrumento de drástica diminuição da enorme massa populacional da China. E que, às tantas, a aplicação do expediente, tenha ficado sem controle e extravasado para limites de expansão não previstos pelo pessoal científico.