Leitor,
Pare!
Leia!
Pondere!
Decida-se!

SE ACREDITA QUE A INTELIGÊNCIA

SE FIXOU TODINHA EM LISBOA

NAO ENTRE NESTE ESPAÇO...

Motivo: A "QUINTA LUSITANA "

ESTÁ SITUADA NA PROVÍNCIA...

QUEM TE AVISA, TEU AMIGO É...

e cordialmente se subscreve,
Brasilino Godinho

quinta-feira, outubro 22, 2020

 

UM TEXTO SEM TABUS…

Brasilino Godinho

22/Outubro/2020

 

PANDEMIA COVID-19

UM GRANDE PERIGO

 

A Covid-19 é tema premente no nosso quotidiano. E as pessoas divergem na apreciação da sua existência, da perigosidade que comporta e nos cuidados a ter para evitarem ser suas vítimas.

Quanto à existência da patologia sobressai a irresponsabilidade de quantos a negam com a maior desfaçatez e leviandade, mesmo face à imensidade de pessoas contagiadas e que morrem em todo o mundo e em Portugal.

Relativamente à perigosidade, a toda a hora, vamos tendo conhecimento da sua dimensão e da abrangência do crescimento progressivo que na Europa e especialmente na Grã-Bretanha, Itália, Espanha e Portugal é galopante e deveras assustador

A Espanha tem um milhão de contagiados. E Portugal não há maneira de fechar as fronteiras. Está à espera de autorização da monarquia espanhola? Não vai sendo tempo do governo português libertar-se da desonrosa tutela do Reino de Espanha? Não o incomoda a entrada franca dos vírus espanholados que nos chegam através das fronteiras?

No que concerne aos cuidados de precaução e cumprimento de normas de segurança é confrangedora a forma displicente, irresponsável e apalermada, como muita gente se comporta e que proporciona a disseminação avassaladora da pandemia.

Por isso a Covid-19 se vai expandindo em todo o mundo e em Portugal.

Não há consciência generalizada da ameaça que paira por tudo que é sítio, sobre o futuro da humanidade.

Mesmo sobre o estádio da prevalência dos coronavírus nas populações dos cinco continentes, não se conhecem os dados reais sobre os números das vítimas infectadas e das mortes ocorridas.

Nenhum país proporciona informações exactas que documentem a situação sanitária das suas populações. Não sabemos hoje, nem nunca o saberemos amanhã.

O mesmo se deve anotar em sede nacional de Portugal.

A propósito, recordo que há três dias escrevi que até ao fim do mês atingir-se-ia, em Portugal, o número de 5000 contagiados por dia. Os dados oficiais de hoje indicam o número de 3274 infectados nas últimas 24 horas.

Se tivermos em conta que tal número se cinge aos testes que foram efectuados, que muitos mais indivíduos estão contagiados e que cada vítima contagia os seus próximos contactos, pode admitir-se, com relativa segurança, que a cifra dos 5000 positivos por dia já foi atingida ou mesmo ultrapassada, em Portugal.

A situação sanitária do país é muito grave. As pessoas ainda não se deram conta disso. Estamos todos confrontados com um grande perigo. Que tem contornos aterradores, se pensarmos que os médicos e os enfermeiros são os profissionais de saúde que enfrentam os maiores riscos. E se eles perecerem no combate quotidiano de todas as horas, eu questiono: quem vai tratar a multidão de infectados?

Por acaso: O Chefe do Governo? Os ministros? A ministra da Saúde? A directora-geral da Saúde? Os deputados?

Os governantes compenetrem-se que urge serem previdentes, actuantes, competentes e assertivos.