Leitor,
Pare!
Leia!
Pondere!
Decida-se!

SE ACREDITA QUE A INTELIGÊNCIA

SE FIXOU TODINHA EM LISBOA

NAO ENTRE NESTE ESPAÇO...

Motivo: A "QUINTA LUSITANA "

ESTÁ SITUADA NA PROVÍNCIA...

QUEM TE AVISA, TEU AMIGO É...

e cordialmente se subscreve,
Brasilino Godinho

quarta-feira, setembro 16, 2020

 

UM TEXTO SEM TABUS…

Brasilino Godinho

16 de Setembro de 2020

 

PRESUNÇÃO... SEM ÁGUA BENTA

MAS QUANTA ELA SER BENÉFICA

NO CONTEXTO DA CARTA ABERTA

 

De facto, assumo a presunção de ser a criatura brasiliana com os defeitos e qualidades de que estou possuído; e de haver escrito a CARTA ABERTA, dirigida a um extenso “universo” de estudantes universitários.

Tenho esse direito. Até mesmo a obrigação. Em benefício dos colectivos estudantis de Portugal, da CPLP-Comunidade de Países de Língua Portuguesa e do mundo.

 

Presunção, tida com orgulho por ser detentor de um invulgar currículo de multifacetada vida octogenária; a qual, incorpora um percurso académico iniciado em 20 de Outubro de 2008, aos 77 anos de idade, como caloiro universitário e que obtida a Licenciatura, em 14 de Dezembro de 2012, alcançava no dia 05 de Julho de 2017 a meta do Doutoramento em Estudos Culturais – grau supremo académico concedido pelas Universidades de Aveiro e do Minho; tendo o respectivo curso sido leccionado em regime de simultânea parceria pelas duas universidades.

 

Presunção, por presumir que a minha determinação, constância de bons resultados classificativos e o alcance de dois graus: Licenciatura e Doutoramento, com notório aproveitamento escolar, sem repetições de anos lectivos, sem recorrer a equivalências e com regularíssima frequência a todas as aulas das unidades curriculares, configuram um quadro de inédita projecção no seio da Universidade de Portugal; qual apreciável factor de exemplaridade e de estímulo às novas gerações estudantis de Portugal e mesmo de quaisquer países do mundo lusíada e de vários continentes.

 

Presunção que aqui é exposta em letra de forma; eventualmente, parecendo - a inveterados críticos mal-intencionados - ser violação da elementar norma de modéstia que é suposto ser adorno de gente bem formada.

 

O que – registo (sem sombra de pecado…) é devido ao facto de ter agradável opinião sobre mim próprio. Por decorrência do pessoal juízo valorativo e confirmação facultada pelos testemunhos de apreço e admiração que desde 2012 me chegam de várias entidades nacionais e estrangeiras – muitos deles com exposição pública em publicações periódicas e sítios da Internet.  

 

Por outro aspecto, afirmo que sou pessoa bem formada e disso todos quantos me conhecem não terão dúvidas. Mais anoto que na minha idade nem tenho que mais justificar tudo aquilo que em mim é óbvio.

 

No que precede ficam enunciadas as determinantes razões da escrita da CARTA ABERTA e a correlativa conveniência da sua larga difusão por tudo que seja lugar ou espaço frequentado pelos estudantes das universidades.

 

Resta-me assinalar que tendo sido a CARTA ABERTA escrita por imperativo sentido de serviço cívico, e de modo a ele ser objectivado junto dos jovens estudantes, haveria necessidade de a divulgar com a maior abrangência e fazê-la chegar ao conhecimento dos estudantes universitárias.

 

Informo que nos últimos dias me venho ocupando na tarefa de enviar a CARTA ABERTA a todas as universidades públicas de PORTUGAL, ANGOLA, BRASIL, CABO VERDE, GUINÉ-BISSAU, MOÇAMBIQUE, S. TOMÉ E PRÍNCIPE, TIMOR-LOROSAE. Igualmente, aos Serviços de Apoio Psicológico, de cada uma das universidades.

 

Por mim, cumpriu-se a missão cívica!

 

Meus votos:

A CARTA ABERTA alcance numa qualquer Universidade, não importa qual tempo, o objectivo para que foi elaborada e distribuída!



Brasilino Godinho,

no dia 02/06/2018,

recebendo o Diploma de Doutor

que lhe é entregue pelo Magnífico

 Reitor da Universidade de Aveiro