Leitor,
Pare!
Leia!
Pondere!
Decida-se!

SE ACREDITA QUE A INTELIGÊNCIA

SE FIXOU TODINHA EM LISBOA

NAO ENTRE NESTE ESPAÇO...

Motivo: A "QUINTA LUSITANA "

ESTÁ SITUADA NA PROVÍNCIA...

QUEM TE AVISA, TEU AMIGO É...

e cordialmente se subscreve,
Brasilino Godinho

segunda-feira, maio 27, 2019


Parte superior do formulário
145. APONTAMENTO DE
BRASILINO GODINHO
27 de Maio de 2018
A AMEAÇA DOS ROBOTS HUMANOS

01. Há oito dias fui ao Fórum de Aveiro e, com desagradável surpresa, deparei com o espaço vazio onde estava instalada a Livraria Bertrand.
Ela mudara para outro local, cerca da sede da Câmara Municipal e ocupando área menor e de mais acanhada acomodação dos escaparates.
Fiquei triste! 

02. A Livraria Bertrand sobressaía como lugar de cultura, em sítio de estabelecimentos de restauração. Dir-se-ia uma catedral, qual templo de cultuar o Conhecimento, o Saber, a Erudição e o Lazer.
Infelizmente é um mau prenúncio do que a médio prazo lhe irá acontecer, em continuidade do que tem sucedido com estabelecimentos similares.
E ilustrativo reflexo: quer do défice de cultura geral prevalecente na sociedade portuguesa; quer da crise económico-financeira em que o país está mergulhado.

03. Por outro ângulo de abordagem deste negro quadro, há que reflectir sobre o cadente rumo das Humanidades.
Inevitavelmente, venho-me convencendo que as Humanidades tendem a ser cada vez mais desprezadas e atingidas pelas nefastas consequências decorrentes do preconceito de que a Ciência é o factor decisivo (dir-se-ia único) de desenvolvimento do bem-estar social.

04. Afinal, sentimento hostil gerado no seio da própria instituição universitária – o que é um contra-senso em desarmonia com a sua intrínseca universalidade, a altíssima valia das ciências sociais e a suprema conveniência dos estudos culturais; factores sobressalientes numa comunidade que se pretenderia ser sobremodo engrandecida e amplamente valorizada e enriquecida dos valores culturais e sociais e mui alicerçada nos imprescindíveis princípios morais e, éticos.

05. Estamos numa época em que, através das universidades, se está processando a formação maciça de pessoas carecidas de alma que, sem aprendizagem filosófica, sem cultura geral, sem hábitos de leitura, serão seres insensíveis, e bastante limitados nas suas capacidades de lucubração mental; pese, embora, que possam atingir graus de eficiência nas suas especializações científicas. Dito de outra maneira: estamos a criar indivíduos autómatos; quais robots humanos.

06. Certamente que tal orientação vigente na governação e no sector universitário trará profundas, gravosas e terríveis consequências para a humanidade em geral e, particularmente, em Portugal. Aqui, nesta lusa terra, já se vão sentindo os maléficos efeitos.