Leitor,
Pare!
Leia!
Pondere!
Decida-se!

SE ACREDITA QUE A INTELIGÊNCIA

SE FIXOU TODINHA EM LISBOA

NAO ENTRE NESTE ESPAÇO...

Motivo: A "QUINTA LUSITANA "

ESTÁ SITUADA NA PROVÍNCIA...

QUEM TE AVISA, TEU AMIGO É...

e cordialmente se subscreve,
Brasilino Godinho

terça-feira, outubro 16, 2018



BRASILINO GODINHO
179. Apontamento
16 de Outubro de 2018               

INADMISSÍVEL DESPREZO PELA LÍNGUA PORTUGUESA
   
O actual chefe do Governo dá a ideia de que está empenhado em desvalorizar a língua portuguesa além-fronteiras. Digamos que prosseguindo a tarefa de abastardamento (e até de destruição) que teve marcante início com o incrível Acordo Ortográfico de 1990. Sem recuarmos no tempo, mas atendo-nos aos últimos 46 dias, já são duas vezes que o primeiro-ministro despreza a sua língua natal em cerimónias de natureza oficial ocorridas em Roma (31 de Agosto) e em Lanzarote (06 de Outubro).       
Na cidade de Roma falou em Francês. Em Lanzarote botou fala em Espanhol. E na terra da Canárias com o agravante e o escândalo de ter discursado na casa que foi residência do escritor português José Saramago, em termos de exaltação do falecido escritor, premiado com o Prémio Nobel.
Como português - que muito preza a sua língua - não admito tais procedimentos. Estou indignado! Protesto veementemente!
Ponto final!

Anotação extra:
O chefe do governo português, António Costa, se quer praticar línguas estrangeiras ou dar-se ares de poliglota, faça uma coisa e outra a título particular e não em representações oficiais. Basta, de ausência de sentido de Estado, de procedimentos antipatrióticos e de tanta indignidade cívica.