Leitor,
Pare!
Leia!
Pondere!
Decida-se!

SE ACREDITA QUE A INTELIGÊNCIA

SE FIXOU TODINHA EM LISBOA

NAO ENTRE NESTE ESPAÇO...

Motivo: A "QUINTA LUSITANA "

ESTÁ SITUADA NA PROVÍNCIA...

QUEM TE AVISA, TEU AMIGO É...

e cordialmente se subscreve,
Brasilino Godinho

sexta-feira, outubro 12, 2018



BREVE NOVELA BRASILIANA

EU, OCTOGENÁRIO, VIÚVO, TOMARENSE, AVEIRENSE,
ATREVIDO E INCORRIGÍVEL PECADOR, ME CONFESSO
                                                
Capítulo I
                                                                    INTRODUÇÃO
Brasilino Godinho
12 de Outubro de 2018

Confesso que, ultimamente, por algumas poucas vezes estive tentado a reconhecer alguma valia a um singular comentário de um jovem talvez formado numa universidade de vão de escada fornecedora de graus académicos tipos arrelvado, socrático e de feliciana barreira duarte, que o inseriu numa rede social em 2017 no auge do mediatismo do doutoramento, precedendo licenciatura, do octogenário Brasilino Godinho – este, imagine-se, teve a ousadia inédita em Portugal de iniciar a carreira universitária aos 77 anos de idade, e o desplante de a fazer totalmente sem quaisquer equivalências, nenhuns favorecimentos, com frequência assídua das aulas e realização de testes de todas as unidades curriculares. Pior do que isso, para maior e censurável desvergonha(…)  com boas classificações. Diga-se: um escândalo! Acrescente-se: até agora sem qualquer proveito funcional para a brasiliana criatura e para a sociedade. Terá sido um desperdício que a universidade se concedeu sem utilidade.
Note-se que, ainda por cima, duas formaturas universitárias de Brasilino Godinho conseguidas sem sombras de pecados; as quais terão constituído uma incómoda pedrada no nacional charco de podridão em que se há convertido o pântano indicado pelo famoso político António Guterres. Outrossim, uma gratuita afirmação de desvalorização pessoal de Brasilino Godinho, a que o Estado e a sociedade, certamente incomodados com tamanho atrevimento brasiliano, nem atribuem consideração na medida em que desprezam a máxima de Cícero: “Não basta conquistar o conhecimento, é preciso usá-lo”. Um desprezo consonante com os valores professados pelo Estado e pela sociedade que temos. Visto que está na moda o apelo à facilidade e ao oportunismo e a prática de incentivar, acolher, fomentar, favorecer, galardoar, glorificar e aplaudir o desconhecimento, a impreparação, a mediocridade, o nepotismo, a incompetência, a corrupção, o compadrio e o clientelismo partilhado no campo político e nos vários estratos sociais. Precisamente, expedientes que suscitam activo repúdio a Brasilino Godinho. Repúdio que se traduziu no historial de todo o seu percurso académico. Aliás, uma moda que configura um qual normativo ético, cívico de ordem prática, que se contempla na brilhante situação deficitária do País, de baixo nível de vida, de mal-estar da maioria da população e no estado de decadência de Portugal.
Retomo o fio à meada, para citar o ‘inteligente’ comentário do jovem. Ele escreveu: “Melhor seria que o velho se dedicasse ao jogo de cartas”.
Admito que uma qualquer criatura - que não o ‘pecador’ Brasilino Godinho - pensaria o mesmo que o tal moço. Sobretudo, se confrontado com a situação desagradável de, tal e qual como a brasiliana figura, não conseguir emprego e oportunidade de dar contributo válido à sociedade na medida da sua longa experiência de vida de engenheiro rodoviário (por autodidáctica formação profissional) e sabedoria académica.
Todavia, e salientando (como geralmente é conhecida) a maneira de Brasilino Godinho pensar, e os modos de agir e de estar interveniente em sociedade, deixa-se o registo de que jamais lhe merecerá aceitação tal hipótese de abdicação do seu pendor para ser fiel ao desígnio de prosseguir um envelhecimento activo – apesar do malgrado que isso possa causar aos seus opositores e amigos da onça.