Leitor,
Pare!
Leia!
Pondere!
Decida-se!

SE ACREDITA QUE A INTELIGÊNCIA

SE FIXOU TODINHA EM LISBOA

NAO ENTRE NESTE ESPAÇO...

Motivo: A "QUINTA LUSITANA "

ESTÁ SITUADA NA PROVÍNCIA...

QUEM TE AVISA, TEU AMIGO É...

e cordialmente se subscreve,
Brasilino Godinho

terça-feira, maio 30, 2017



REPUBLICO CORRIGIDO UM TEXTO QUE TINHA FALHAS DE MATÉRIA TEXTUAL E AQUI, RECENTEMENTE, FOI PUBLICADO.

 

Atenção, amigos!
NÃO SOU PESCADA…
(Fique claro: doutorando não é doutor)
Por coisas e loisas que vêm acontecendo devo esclarecer o seguinte:
01. Sou Brasilino da Costa Godinho, universalmente conhecido por Brasilino Godinho.
02. Tenho dupla naturalidade: de nascença (Outubro de 1931) na cidade templária, Tomar; por naturalização, desde 1963, pela cidade de Aveiro.
03. Até 1 de Junho de 2013 (data da entrega do diploma de Licenciatura) possuía a habilitação do Curso Industrial de Serralharia Mecânica, da Escola Industrial e Comercial Jácome Ratton, de Tomar.
04. Precedendo entrada em Outubro de 2008, aos 77 anos de idade, pela primeira vez num instituto de Ensino Superior, acedi à matrícula na Universidade de Aveiro, mediante prestação de provas de acesso que mereceram a classificação ponderada final de 17 valores.
05. Actualmente, possuo a licenciatura em Línguas, Literaturas e Culturas (ramo de Português e Espanhol) alcançada em 14 de Dezembro de 2012, com a classificação de 15 valores.
Em fins de 2013 obtive o Diploma de Estudos Avançados em Estudos Culturais a que foi atribuído a classificação de 16 valores.
Agora, encontro-me na condição de doutorando (assinalo que doutorando não se confunde com doutor, como - por vezes - tenho sido indevidamente classificado) em Estudos Culturais, segundo o respectivo Programa Doutoral, do exigente curso ministrado em parceria pelas Universidades de Aveiro e do Minho.
Um percurso académico que tem sido prosseguido sem recorrer a expedientes de equivalências de disciplinas curriculares e com assíduas frequências das aulas. 
06. Importa-me destacar que, embora natural de Tomar que é cidade próxima do Entroncamento (este entroncamento ferroviário esteve, na década dos anos 10, do século XX, prestes a localizar-se na cidade tomarense), não estou contagiado pela febre característica daquela cidade – o que torna inviável a ideia de ser um fenómeno tipo do Entroncamento…
07. Tenho declarado e escrito que, se fosse possível, dissociar o caso Brasilino Godinho da pessoa Brasilino Godinho, me sentiria mais resguardado na minha vida pessoal.
08. Mas em vista da realidade e desde que lançado na ribalta e projectado como figura amplamente conhecida, assumi resolutamente a incomodidade e os riscos inerentes a quem se expõe na montra da praça pública.
09. E assim sucedendo e por natural decorrência cumpre-me, ultrapassando hipotéticos pruridos de falsa modéstia, declarar que:
- a). sinto-me muito orgulhoso pelo meu percurso académico;
-b). considero que dou assinalável contributo para a chamada de atenção pública para a cidade templária (Tomar) e para a cidade dos canais e da ria (Aveiro);
-c). sobremodo me agrada suscitar a contínua divulgação da operosa existência e potencialidades da Universidade de Aveiro;
-d) também me é gratificante enaltecer as proficientes actividades da Universidade do Minho, com sede na magnífica cidade de Braga;
-e). estou bastante lisonjeado pela circunstância de ir figurar na história do Ensino Superior e nos anais da Universidade de Aveiro, como o estudante mais idoso (contava 77 anos de idade) que, em Portugal, acedeu ao Ensino Universitário, que o frequentou durante 8 anos e que obteve honrosas classificações de aproveitamento escolar de natureza académica (note-se que, neste momento, estes dados são simplesmente reportados ao início e final do curso de licenciatura e ao diploma de Estudos Avançados em Estudos Culturais).
10. No p. f. dia 05 de Julho de 2017 apresentarei a partir das 14h:30’, na Sala dos Actos Académicos, do edifício da Reitoria da Universidade de Aveiro, a defesa da minha tese Antero de Quental: Um Patriotismo Prospectivo no Porvir de Portugal, de finalização do Curso de Doutoramento em Estudos Culturais.
Este futuro acto académico mereceu de um alto funcionário da universidade aveirense a designação de um momento raro da Universidade de Aveiro.
11. É meu firme propósito providenciar no sentido de se transmitir com a maior visibilidade pública um acto académico que, para além da pretensa valorização pessoal de Brasilino Godinho, seja, sobretudo, de exaltação da pessoa e obra de Antero de Quental - insigne poeta, extraordinário pensador, grande patriota – figura maior dos Açores e da História de Portugal.
12. Outrossim, aqui expresso meu veemente desejo: que o acto académico de Brasilino Godinho seja pretexto e ocasião para, mais uma vez, se evidenciar a meritória existência da universidade aveirense.

Concluo convidando os meus amigos tomarenses, micaelenses, leirienses, aveirenses, bracarenses, os meus leitores e todos que reverenciam Antero de Quental e apreciam a sua obra, que prezam a Cultura Portuguesa, que zelam o prestígio das Universidades de Aveiro e do Minho e se empenham na projecção das cidades de Tomar, Ponta Delgada, Aveiro e Braga, a disponibilizarem-se para participar num “momento raro da Universidade de Aveiro”; ou seja: assistirem no dia 05 de Julho de 2017, a partir das 14h:30’, na Sala dos Actos Académicos, da Reitoria da Universidade de Aveiro, ao programado acto doutoral de Brasilino Godinho.

Nota de referência:
Tomar - cidade natal de Brasilino.
Ponta Delgada - cidade natal de Antero.
Aveiro – localização da universidade UA.
Braga – localização da Universidade do Minho.