Leitor,
Pare!
Leia!
Pondere!
Decida-se!

SE ACREDITA QUE A INTELIGÊNCIA

SE FIXOU TODINHA EM LISBOA

NAO ENTRE NESTE ESPAÇO...

Motivo: A "QUINTA LUSITANA "

ESTÁ SITUADA NA PROVÍNCIA...

QUEM TE AVISA, TEU AMIGO É...

e cordialmente se subscreve,
Brasilino Godinho

sexta-feira, maio 19, 2017



Afinal, é possível…
Com importante diferença…

Brasilino Godinho


01. Hoje, ao princípio da madrugada, em Lisboa, travei conhecimento com uma jovem engenheira e arquitecta, com a qual acertei colaboração futura nos estudos de planos urbanísticos.
Tal encontro deu azo a que conhecesse a mãe, senhora de meia-idade; a qual manifestou propósito de frequentar curso de medicina na Universidade de Moscovo. Fiquei a interrogar.me como ela iria conjugar a vida profissional e as actividades domésticas com as deslocações à capital russa ou com a fixação temporal na mesma cidade.
Então, despertou-se em mim o interesse de visitar a Rússia. E enquanto o diabo esfregou um olho, aí me encontro em plena região do interior da grande nação eslava.
Recordo a curiosidade e o espanto que senti face às belezas paisagísticas, ao ordenamento territorial, ao original traçado dos arruamentos e à invulgar arquitectura dos edifícios do aglomerado rural de que nem cheguei a conhecer a designação. 
Visitei a residência de uma família camponesa composta de um casal simpático e de duas lindas moças. Surpreendeu-me ver o chefe da família a manusear uma antiga máquina de costura, pelo contraste com a maquinaria e utensílios modernos – o que julgava não se verificar naquele país.
Também me lembro de que ao sair da casa tive dificuldades em me orientar pelo dédalo das ruas estreitas, sem trânsito de automóveis, em direcção à cidade.

02. Importa salientar que esta digressão turística foi efectuada sem ter deixado para trás a cidade de Lisboa ou - se melhor considerar - a cidade aveirense onde moro.

03. Fica assim provado que terá sido possível aos deputados da República Portuguesa fazerem deslocações à volta do mundo, sem se afastarem de Lisboa.
Logo haveria de ser eu que tanto os tenho criticado, baseando-me no pressuposto de que tal não era possível, a proporcionar-lhes alívio de consciência (se acaso a têm) em matéria tão sensível…

04. Porém, os deputados em referência não deitem foguetes de regozijo por que há uma diferença importante: a minha viagem turística não foi paga pelo Ministério das Finanças - como aconteceu com as digressões turísticas dos parlamentares em causa…
Fim