Leitor,
Pare!
Leia!
Pondere!
Decida-se!

SE ACREDITA QUE A INTELIGÊNCIA

SE FIXOU TODINHA EM LISBOA

NAO ENTRE NESTE ESPAÇO...

Motivo: A "QUINTA LUSITANA "

ESTÁ SITUADA NA PROVÍNCIA...

QUEM TE AVISA, TEU AMIGO É...

e cordialmente se subscreve,
Brasilino Godinho

segunda-feira, maio 29, 2017



CIMEIRA LUSO-ESPANHOLA
bajulação e cobardia portuguesa
versus
arrogância e estupidez espanhola

Brasilino Godinho

01. Hoje teve lugar mais uma cimeira entre governantes portugueses e espanhóis.
Disseram jornalistas e ministro dos Negócios Estrangeiros portugueses que a questão da perigosa central nuclear de Almaraz não constou da respectiva agenda para não perturbar a pacatez da conferência.
Ou seja: para não arreliar Mariano Rajoy e seus parceiros, os governantes portugueses mostraram-se servis perante os seus interlocutores espanhóis.
02.Mas não ficou por aqui a capitulação dos governantes portugueses.
Mais uma vez foi esquecida a questão do retorno de Olivença à soberania de Portugal.
03. O problema de Olivença é semelhante ao de Gibraltar. Se Portugal reclama a soberania sobre Olivença; a Espanha reclama a posse de Gibraltar.
04. Porém, os governantes espanhóis não perdem ocasião de pressionar o governo britânico, enquanto os portugueses não esboçam, face aos seus homólogos de Espanha, o mínimo gesto de repúdio da ocupação ilegal de Olivença.
04. Face a este deprimente quadro estamos ciclicamente expostos ao vexame e desonra dos portugueses, sempre que ocorre a efectivação destes encontros.
05. O que vem a traduzir alguma veracidade à afirmação do general Francisco Franco que, no seu leito de morte ainda teve ânimo de dizer que os portugueses eram cobardes, em comentário às notícias sobre o PREC (Processo Revolucionário em Curso) que se desenvolvia em Portugal.
06. E isto acontecer é bastante grave e desonroso para milhões de portugueses que, indevidamente, assim são classificados por manifesta generalização da malvada cobardia dos nossos governantes.
06. Impõe-se, em obediência a algum resquício de dignidade prevalecente nos ocupantes do espaço político da república portuguesa, que não mais haja cimeiras luso-espanholas em todo o tempo que se mantenha a ocupação espanhola de Olivença.
07. Importa anotar que não há cabimento para a realização de referendos pela razão de que as autoridades espanholas procederam à colonização intensiva de Olivença e o governo britânico à fixação de milhares de cidadãos ingleses em Gibraltar.
08. Ainda de referir que se governos de Lisboa têm sido bajuladores e cobardes, os governantes de Madrid têm sido arrogantes e estúpidos, na medida que não tomam consciência que se cumprissem as determinações do Tratado de Viena que impõe a devolução do território oliventino a Portugal, estavam reforçando a sua capacidade reivindicativa junto da Grã-Bretanha.
09. Nossos votos: Que uns, políticos portugueses; e outros, políticos espanhóis, procedam diplomaticamente no sentido de restabelecer o cumprimento das determinações do Direito Internacional e reactivar o bom relacionamento entre os dois povos que ocupam o território da Península Ibérica.