Leitor,
Pare!
Leia!
Pondere!
Decida-se!

SE ACREDITA QUE A INTELIGÊNCIA

SE FIXOU TODINHA EM LISBOA

NAO ENTRE NESTE ESPAÇO...

Motivo: A "QUINTA LUSITANA "

ESTÁ SITUADA NA PROVÍNCIA...

QUEM TE AVISA, TEU AMIGO É...

e cordialmente se subscreve,
Brasilino Godinho

quinta-feira, março 26, 2015



APONTAMENTO TELEGRÁFICO (5)
DE BRASILINO GODINHO

Ministra Assunção Cristas
distraiu-se das suas funções




Ontem, dia 25 de Março de 2015, o cidadão eleitor que se atrevesse a procurar a senhora ministra no seu gabinete, na suposição que ela estava exercendo as suas funções, batia com o nariz na porta.
Presume-se que a senhora De Cristas, sentindo-se enjoada no interior da sala onde trabalha nos intervalos das suas esfuziantes excursões eleitoralistas, terá decidido ausentar-se e ir tomar ares ao exterior. Ali, à mão de semear, no Terreiro do Paço? Não!
Sua excelência foi directa ao Aeroporto da Portela, tomou o primeiro avião para a Madeira e pouco tempo depois desembarcou no Funchal. Ali, estava-lhe reservada uma brilhante actuação folclórica numa arruada eleitoral do CDS que pôs radiantes as hostes dos centristas.
O jornal Público, na sua edição de hoje, página 9, com fotografia da senhora governante Cristas, de semblante sorridente (sem dar mostras de enjoo), mostrando expressão fotogénica da sua ministerial altivez, dá sugestivo relato de mais uma demonstração inequívoca de como em Portugal, alegremente, se misturam os tempos das funções oficiais e as participações nas actividades dos partidos representados no Poder.
Tratando-se de uma grave deserção ao serviço, ocorre perguntar: Não lhe marcaram falta? A quem caberá a obrigação de assinalar a falta e o consequente desconto na folha mensal remuneratória? Sem esquecer que haverá de considerar ser uma falta injustificada. Também importa averiguar se os custos das viagens (ida e volta) e da estadia foram por conta do Estado – ou seja: dos contribuintes. O Estado, igualmente, lhe vai pagar ajudas-de-custo? Subsídios de marcha? Nem seria de ponderar instaurar-se-lhe um processo disciplinar por abandono do serviço, como se faz em relação aos funcionários em situações semelhantes?
Os eleitores, cidadãos, forçados contribuintes, sempre por demais esforçados, têm o direito de saber.

Para terminar, uma pergunta indiscreta: A ministra Cristas terá aproveitado as escapadelas de turismo oficial do grande chefe Passos Coelho ao Japão e do subchefe Paulo Portas à Tunísia e a Marrocos, para – à socapa - dar o fora até à Madeira? Os maus exemplos são como a sarna: contagiosos!

Parece que os cofres das Finanças estão cheios, mas com tantos esbanjamentos dos dinheiros públicos, com custos de viagens turísticas pela estranja não tardará que voltem a estar vazios…