Leitor,
Pare!
Leia!
Pondere!
Decida-se!

SE ACREDITA QUE A INTELIGÊNCIA

SE FIXOU TODINHA EM LISBOA

NAO ENTRE NESTE ESPAÇO...

Motivo: A "QUINTA LUSITANA "

ESTÁ SITUADA NA PROVÍNCIA...

QUEM TE AVISA, TEU AMIGO É...

e cordialmente se subscreve,
Brasilino Godinho

domingo, dezembro 21, 2014




Mui prezadas Senhoras que despertais meu deslumbramento
Caros Senhores a que presto a maior consideração

Estamos em época de Natal propensa a manifestações de apreço. Por esta razão circunstancial, acima enunciada ficam expressos os termos indicadores da atenta e agradável convivência que venho mantendo com as Senhoras e os Senhores que, integrando a minha numerosa lista de contactos, me dão a honra de receberem e lerem as minhas crónicas.
Nesta altura iniciam-se as férias do Natal. Será tempo de convívio familiar, de diversão, de relativo descanso e de algum ócio. Nesta perspectiva de lazer terá algum sentido pensar-se que haverá tempo e disposição para amenas leituras.
E, por referir leituras, estas constituem um razoável pretexto para lhes enviar uma antiga crónica, um pouco extensa, que foca o problema crucial da língua portuguesa, dos maus tratos a que está sujeita e do desprezo a que a votam muitos indígenas e as mais altas personalidades do Estado – Estado que temos nesta hora de má sorte e de grande tormenta para a maioria dos cidadãos portugueses.



 Brasilino Godinho 
em pleno átrio da Reitoria da Universidade de Aveiro que está frequentando

A crónica que agora vos envio, em anexo, foi publicada em 23 de Fevereiro de 2006.
Nessa altura foi dirigida aos portugueses e, sobretudo, aos professores.
Hoje o propósito é o mesmo.
Mas ouso exprimir um desejo: que a crónica chegue ao conhecimento do maior número de cidadãos.
Claro que julgo ser esta crónica merecedora da atenção dos professores; visto que deles se espera que enfrentem com firmeza e perseverança a triste situação em que se encontra a Língua Portuguesa. Também que deles venha apoio para a cruzada que urge empreender em prol da nossa língua. Afinal (como escreveu Fernando Pessoa: “A minha pátria é a língua portuguesa”) ela é a Pátria. Perdida a Língua, Portugal deixa de existir.
Aliás, não é por acaso que, no actual quadro de desgraça político/social, acontece o abandalhamento da Língua e o desprezo que os governantes lhe dispensam. São situações que, bastante negativamente, se complementam. 
Com os melhores cumprimentos.
Brasilino Godinho