Leitor,
Pare!
Leia!
Pondere!
Decida-se!

SE ACREDITA QUE A INTELIGÊNCIA

SE FIXOU TODINHA EM LISBOA

NAO ENTRE NESTE ESPAÇO...

Motivo: A "QUINTA LUSITANA "

ESTÁ SITUADA NA PROVÍNCIA...

QUEM TE AVISA, TEU AMIGO É...

e cordialmente se subscreve,
Brasilino Godinho

sexta-feira, junho 17, 2011

Ao compasso do tempo…

Ter-se perdido a

RESERVA MORAL DA NAÇÃO PORTUGUESA

é prenúncio de grande desgraça.

Brasilino Godinho

brasilino.godinho@gmail.com

http://quintalusitana.blog.spot.com

Se a Magistratura Judicial, no consenso geral, já não é (mas deveria sê-lo ad perpetuam) a Reserva Moral da Nação Portuguesa e se, agora, no respectivo sector, tudo se facilita e se propõe para jamais o voltar a ser, então – sem margem para dúvidas – admitamos que este país atingiu o mais baixo grau de decadência moral, de adulteração dos costumes, de subversão dos princípios, de aniquilamento do estado de Direito e, também, de ignomínia generalizada a toda a sociedade; a qual (desonra), necessariamente, provoca vergonha e repulsa a todos os cidadãos honestos que dão crédito e grande aceitação aos valores que conferem sentido e dignidade à vida.

Este quadro desolador apresentou-se hoje, dia 16 de Junho de 2011, desnudo e demasiado convincente, perante todos os portugueses, quando leram nos jornais ou ouviram nas rádios e televisões a notícia de que 137 magistrados copiaram prova de exame no Centro de Estudos Judiciais, onde fazem curso de admissão à categoria de juízes. Mas como se isso fosse pouco a direcção do órgão educativo(…) resolveu anular a prova e (pasme-se!) decidiu atribuir aos copiadores a nota positiva de dez valores (quem terá dito que o delito não compensa?…).

A gente lia, relia, ouvia, tornava a ouvir e nem queria acreditar. Parecia brincadeira de Carnaval ou mentira de 1 de Abril. De facto, Portugal regrediu à condição de país do terceiro mundo. Melhor dizendo: a república das bananas e de bananas…

Repare-se na gravidade do inconcebível caso. Juízes que deviam ser paradigmas de seriedade, de competência técnica, homens de carácter e dotados de forte personalidade, cidadãos íntegros com alto sentido de responsabilidade, que seriam investidos na nobre missão de julgar, em alto critério, as melindrosas questões concernentes ao foro judicial, propõem-se iniciar as suas carreiras demonstrando, com a maior ligeireza, que não possuem as qualidades e os atributos que se exigem ao exercício de tão alto magistério, até fazendo tábua rasa das elementares regras de conduta que, por norma consensual, são exigidas aos estudantes dos primeiros graus de ensino; e, afinal, coisa extraordinária e inaceitável, o sistema e as tutelas acomodam-se à situação e levam as facilidades e a desculpabilização ao extremo limite da complacência, aqui citado e também divulgado na comunicação social - o que mereceu a condenação unânime de muitos portugueses.

Perante a evidência da aberrante anomalia e da correlativa demonstração de inaptidão moral e cívica e de incapacidade técnico/profissional dos copiadores, impunha-se a aplicação de adequada (única admissível) medida profiláctica e pedagógica: a imediata irradiação destes figurais juízes dos quadros da magistratura.

Para mais acrescentar ao descrédito da Justiça em Portugal há indícios de que a magistratura se irá enriquecer e contemplar ordeira, fraternal e corporativamente, com a incorporação de tão brilhantes, proficientes, emblemáticos e grandes elementos ornamentais.

Entretanto, Portugal sofre… País está abúlico… Zé Povinho, besta de carga, geme… Portugueses, vergados ao peso da canga, perdidos num mar de ilusões e distracções, porque vesgos, não vêem nem direito, nem torto – simplesmente, não enxergam no denso nevoeiro que se lhes depara…

Enfim, aí temos a Nação extremamente doente, inerte, que desfalecida, sem forças e com falta de ânimo, não dá mostras de ser valente. Está quase em estado de coma… Quem lhe está cavando a sepultura?...