Leitor,
Pare!
Leia!
Pondere!
Decida-se!

SE ACREDITA QUE A INTELIGÊNCIA

SE FIXOU TODINHA EM LISBOA

NAO ENTRE NESTE ESPAÇO...

Motivo: A "QUINTA LUSITANA "

ESTÁ SITUADA NA PROVÍNCIA...

QUEM TE AVISA, TEU AMIGO É...

e cordialmente se subscreve,
Brasilino Godinho

sábado, dezembro 18, 2021

 

EVENTO FERAZ DE EMOÇÕES,

DESENGANOS E… DE LIÇÕES

Brasilino Godinho

18/12/2021

Cidadão nonagenário, na plena posse das faculdades de alma, desenvolvo uma persistente actividade de escrita. Por tendência natural, gosto e, também, por imperativo cívico. Com a importante caracterização de não escrever por encomenda ou para agradar a uns e desagradar a outros. Todavia, é inevitável isso acontecer pela decorrência das reacções suscitadas nos leitores, dado que cada cabeça, cada sentença e de isso ser inerente à natureza humana.

E a propósito deixo referência de que não viso alcançar Prémio Nobel de literatura… em contraposição às declaradas intenções de conhecido intelectual da praça jornalística de Lisboa.

Aqui e agora, certamente que haverá gente a aceder e que ficará desagradada ao ler a prosa que se vai seguir; talvez por não estar habituada a ser alvo de incisiva crítica, a praticar exercícios de introspecção e a ter cuidados de higiene mental.

Como as considerações que explanarei não têm destinatários directos e individualizados, estou à vontade para me pronunciar acerca das falhas educacionais que ocorrem no dia-a-dia da sociedade portuguesa – o que faço com a incontestável autoridade moral de a elas ser alheio e não praticante. Por exemplo: correspondendo a norma pessoal respondo a quaisquer mensagens que recebo (desde que redigidas em termos correctos) e agradeço todas as atenções tidas para comigo.

Escrito isto como nota preambular atenho-me ao que se passou de rodeio ao lançamento da obra APONTAMENTOS BRASILIANOS.

Tive o cuidado de endereçar a inúmeras pessoas a quem dispensava atenção ou amizade convites para assistirem ao evento. A esmagadora maioria dos convidados nem sequer uma palavra me dirigiram a darem conta da recepção do convite. Assim feita a demonstração de que não cultivam a elementar cortesia. O que também revela deselegância de procedimento e alguma regressão no domínio da educação cívica. Outrossim, realçado o facto de que tais pessoas não são tão atenciosas e amigas como era suposto no imo de Brasilino Godinho.

Processaram-se desenganos vários. E ficou adquirida a lição de que as aparências iludem e que se deve estar atento a tantas falsidades e hipocrisias no relacionamento entre os indivíduos que, deploravelmente, prevalecem na sociedade portuguesa.

Para terminar duas referências às minhas sentidas emoções: desagradáveis umas, apontadas nos precedentes parágrafos; e muito agradáveis outras, suscitadas pelas mensagens recebidas no dia 25 de Outubro, data do 90.º aniversário natalício, que me ocuparam a manhã, tarde e noite a ler e agradecer as mensagens de felicitações e a atender alguns telefonemas; e aqueloutras manifestações de amizade e de carinho tidas para o autor destas linhas, no decorrer do acto de lançamento da obra brasiliana no dia 30 de Outubro p.p., na FNAC de Aveiro.

Saliente lição a ter presente no nosso espírito: a de que ainda existem neste país, pessoas que prezam os valores da cortesia, da elegância no trato com o semelhante e que atendem à suprema validade da educação que, infelizmente, em Portugal e cada vez mais, de jeito nenhum se confunde com a Instrução. Até se fica com a impressão que elas quanto mais instruídas, mais deseducadas se mostram no quotidiano das suas vidas.