Leitor,
Pare!
Leia!
Pondere!
Decida-se!

SE ACREDITA QUE A INTELIGÊNCIA

SE FIXOU TODINHA EM LISBOA

NAO ENTRE NESTE ESPAÇO...

Motivo: A "QUINTA LUSITANA "

ESTÁ SITUADA NA PROVÍNCIA...

QUEM TE AVISA, TEU AMIGO É...

e cordialmente se subscreve,
Brasilino Godinho

terça-feira, agosto 27, 2019


BRASILINO GODINHO
262. Apontamento
27/Agosto/2019

“A TERRA É PLANA E A NASA ESTÁ
A TENTAR ESCONDER DEUS”

01. Esta notícia chegou-me esta manhã, vinda dos Estados-Unidos. Fiquei em estado de choque. Nesta altura (20 horas) em que redijo esta peça ainda me sinto arrepiado, chocado e… desconfortado.
Fui apanhado de surpresa. E colhido, abruptamente, em flagrante condição de ignorância e de estupidez - quiçá, por desventura - natural.
É certo que vinha desconfiando que estava desconfigurado nesse desagradável retrato de subdesenvolvimento mental; visto que, pelas iludências que tudo aparudem, os meus próximos amigos e os outros mais afastados, o Presidente da República, o Governo, os ministros, as autarquias, e até a Universidade Portuguesa, se têm marimbado para a provisional capacidade e caracterização da minha massa cinzenta.
Hoje ter-me acontecido receber tal notícia e os suscitados efeitos deletérios que tão profundamente me afectaram a psique, provocou-me a angústia de  admitir que a massa cinzenta do meu cérebro estará negra como o carvão. Certamente, por isso, se tornando repulsiva a quem tivesse a intenção de dar créditos aos conhecimentos de Brasilino Godinho e ao simbolismo vertido no cartão-de-visita com a pomposa inscrição de Doutor em Estudos Culturais.

02. Nesta altura da minha vida receber de chofre a informação de que a Terra é plana também me incomoda sobremodo, pela razão de que desde os bancos da escola primária que me vêm dizendo que ela é redonda; qual bola de futebol. Fico com a impressão que todo o mundo me foi enganando ao compasso dos tempos de infância, adolescência e de idade adulta. Quem imaginaria uma sem-vergonhice deste calibre?
A quem exigir responsabilidades, pelos danos morais agora causados em mentes ingénuas como tem sido a minha?...

03. Outra informação impressionante, bastante assustadora para os crentes; que nanja para mim, ateu assumido.
No entanto, como sou pessoa que tende a colocar-se no lugar do semelhante quando ele enfrenta situações delicadas, para melhor ajuizar sobre elas, vou desenvolver algumas breves considerações relativamente à intrigante iniciativa que, decerto, vai inquietar os fiéis de várias religiões.
Desde logo, há que nos interrogarmos: a NASA não terá mais que fazer do que intentar esconder Deus? E Deus encontra-se tão diminuído dos seus infinitos poderes que se deixa arrastar docilmente para um qualquer esconderijo no Mundo? Antevista alguma negociata secreta entre a NASA e Deus?

04. Pelo que, de concreto, me diz respeito, declaro que devo à minha pessoal Providência a mercê de não me preocupar minimamente com o desenrolar da operação da NASA em esconder Deus.
No entanto, por momentos considerando-me na pele de um crente religioso coloco a premente questão: que vai fazer a NATA com o Deus escondido? E se em vez de um Deus a NASA esconder os vários Deuses de que as muitas religiões se acham providas? Não andará neste perturbante episódio envolvido o Mafarrico (não um de Mafra) mas o DIABO em pessoa?
Mistério, sobre mistérios… da NASA.