NOVO AEROPORTO EM BEJA
Brasilino Godinho
28/01/2023
Hoje foi publicada a informação de que Beja tinha sido indicada como possível localização do novo aeroporto destinado, sobretudo, a servir Lisboa.
É uma boa notícia. Mas receio que não passe disso.
Várias vezes tenho escrito crónicas em que realço as vantagens de aproveitar uma infra-estrutura aeronáutica que há dilatados anos está inaproveitada.
Interesses avultados e obscuros têm movido influências para ser preterida a solução que me parece mais racional, bastante económica e muito funcional.
Tal solução implicaria a construção de uma auto-estrada e de uma linha férrea de alta velocidade para Lisboa. Os encargos financeiros das obras referidas e as de adaptação na base aérea seriam menores do que construir um aeroporto em Alverca ou no Montijo com avantajados inconvenientes despesistas, funcionais, ambientais e zootécnicos.
Anote-se que nas precárias condições actuais a base aeronáutica de Beja pode movimentar um milhão e quinhentas mil pessoas por ano.
Há que aproveitar a base aeronáutica de Beja, tendo também em conta as suas condições topográficas e naturais numa zona que nem concentra grande fluxo de circulação aérea como acontece na grande Lisboa.
Poi então haja bom senso e elevado sentido de bem zelar o interesse nacional.
0 Comentários:
Enviar um comentário
<< Página Principal