Leitor,
Pare!
Leia!
Pondere!
Decida-se!

SE ACREDITA QUE A INTELIGÊNCIA

SE FIXOU TODINHA EM LISBOA

NAO ENTRE NESTE ESPAÇO...

Motivo: A "QUINTA LUSITANA "

ESTÁ SITUADA NA PROVÍNCIA...

QUEM TE AVISA, TEU AMIGO É...

e cordialmente se subscreve,
Brasilino Godinho

segunda-feira, julho 25, 2022

 

“A QUINTA LUSITANA” O QUE É?

Brasilino Godinho

25/07/2022

 

01. O amigo, o leitor, o cidadão que cultiva os valores da fraternidade; da rectidão; da seriedade; da justiça; da verdade; da política, ela encarada como ciência de bem administrar a nação; cada um per se permita-se reter em memória a seguinte afirmação do escritor Brasilino Godinho:

A obra literária A QUINTA LUSITANA é um importante, válido, contributo para a criação de uma cultura de exigência, rigor, verticalidade, na nossa vida colectiva. Cultura que imensa falta está fazendo em Portugal.

Curiosidade: quem, entre os citados indivíduos, se vai privar de possuir tal tesouro editorial? No qual sobressai o singular estilo literário, formatado em linguagem de multíplice expressão, de Brasilino Godinho.

 

02. Apraz a Brasilino Godinho fazer no antecedente parágrafo tal apreciação enaltecedora da sua obra com um propósito: dar azo a que seus detractores venham dizer, eufóricos: vejam como ele é vaidoso e se está elogiando a si mesmo. O que prova que Brasilino Godinho tem apreço por eles e cuida favorecer-lhes a satisfação do seu ego e o expelir do fel que lhes corrói as entranhas… Pelo menos, aliviando-lhes o sofrimento físico, já que não é possível a cura da inquietação psíquica…

Trata-se de uma apreciação que também é (embora de forma enviesada) um sacrificado procedimento de serviço cívico por parte de Brasilino Godinho.

Em última e extremada análise, igualmente demonstração de que se Brasilino Godinho exerce a crítica sobre comportamentos irregulares das entidades públicas; sendo ele figura pública igualmente se critica a si mesmo, quando julga haver motivação pertinente.

 

03. Nota final: saibam todos – amigos, leitores, conhecidos, amigos da onça, detractores, docentes universitários, ex-colegas dos cursos de licenciatura e doutoramento, funcionários da U.A. – que Brasilino Godinho está possuído de grande orgulho por, na condição de octogenário, ter obtido o grau de Doutoramento, precedido da Licenciatura, no curto período de frequências durante 8 anos, assim cumprindo o desígnio de adolescência; também sente bastante vaidade pelo seu currículo de projectista na área de engenharia rodoviária. Em cúmulo, dá informe de que se contempla desassombradamente como grande vaidoso pela sua multifacetada vida, muitíssimo preenchida em vários domínios, como cidadão, chefe de família (facultou inteiramente à sua custa a formação de Engenharia Civil aos seus dois filhos) profissional de engenharia rodoviária, funcionário público, estudante universitário, Licenciado, Doutor, cronista e escritor.

 

04. Outro dado importante na vida de Brasilino Godinho – este detestável. É que não obstante, com parcos recursos financeiros, ele foi, ao longo dos anos de exercício profissional e nos últimos anos na condição de aposentado da Função Pública, espoliado em milhares de contos por um Estado ladrão, que muito maltrata a maioria dos cidadãos, quer no tempo da ditadura salazarista, quer na actual ditadura da Partidocracia.

Isto escrito para indicar que na vida de Brasilino Godinho nem tudo foi vivenciado num mar de rosas (não confundir com as flores socialistas…).