Leitor,
Pare!
Leia!
Pondere!
Decida-se!

SE ACREDITA QUE A INTELIGÊNCIA

SE FIXOU TODINHA EM LISBOA

NAO ENTRE NESTE ESPAÇO...

Motivo: A "QUINTA LUSITANA "

ESTÁ SITUADA NA PROVÍNCIA...

QUEM TE AVISA, TEU AMIGO É...

e cordialmente se subscreve,
Brasilino Godinho

segunda-feira, abril 25, 2022

 

EMMANUEL MACRON VENCEU! TODAVIA

CONTEMPLADO COM CARTÃO AMARELO

 

Brasilino Godinho

25/Abril/2022

 

Emmanuel Macron venceu a segunda volta das eleições presidenciais francesas.

Mas terá, forçosamente, de sentir um travo amargo na medida em que os votos recolhidos por Marine Le Pen correspondem a um cartão amarelo que quase metade do eleitorado lhe apresentou, em correspondência com o desagrado tido com a sua política exercida no decorrer do mandato que agora expirou.

A Emmanuel Macron depara-se um futuro muito complicado, face à grave situação da França e à tenebrosa conjuntura internacional; em que avulta a guerra da Ucrânia e dificuldades no funcionamento regular da União Europeia; ele cada vez mais enredado na desarmonia de objectivos antagónicos inerentes ao elevado número (27) de membros, em que cada um zela mais os seus específicos interesses do que a harmonização solidária do todo comunitário.

Também Macron terá obrigação de muito se interessar pelo tecido social da pátria francesa, pois que é latente o descontentamento das classes mais desfavorecidas e ser tradição registarem-se várias convulsões sociais sempre que se agravam as condições de vida da população.

Aliás, não foi por acaso que Emmanuel Macron, no momento de celebrar a sua vitória eleitoral, declarou que, prioritariamente, iria ter em atenção a raiva de todos quantos votaram em Marine Le Pen e que passara a ser o presidente de todos os franceses.

E se neste novo ciclo de desempenho presidencial mantiver e bem contemplar o propósito, conjugado com a eventual pouca flexibilidade de espírito e preservação de rigidez ideológica e aversão aos imigrantes e à União Europeia por parte de Marine Le Pen, é provável que fique arredada a hipótese de ela ser candidata e vencer a próxima eleição de acesso ao Palácio do Eliseu.

Se no segundo mandato Emmanuel Macron falhar no desempenho das suas atribuições oficiais é de prever que, à quarta tentativa, Marine Le Pen, finalmente, terá acesso, por via eleitoral, à ambicionada Presidência da República Francesa.


                                           Fotos bem expressivas da perdedora e do vencedor