O GRANDE EXEMPLO DE BRASILINO GODINHO
A SUA GRANDE DERROTA AOS 16 ANOS DEU
ORIGEM À SUA GRANDE VITÓRIA AOS 85 ANOS
01. Escrevo “grande exemplo” de vida. Com inequívoca propriedade. Também afirmado com convicção. Ele, reconhecido em Portugal e países estrangeiros; com destaque para os que tem o português como língua oficial.
Reconhecimento que decorre do muito relevo que foi facultado pelas entrevistas e reportagens tidas em 2012, 2013 e 2017 e 2018 e inseridas pelos muitos jornais, revistas, rádios e televisões nacionais e estrangeiros; a quando da minha Licenciatura e Doutoramento.
Devo acrescentar: ele se constitui grande incentivo para todos os cidadãos portugueses e dos países irmãos da CPLP se sentirem motivados para dar sequência natural às suas vidas, sem quebras de ânimo em desenvolver capacidades, exercer - regularmente - profissões e alcançarem seus objectivos.
02. Explicitando:
Brasilino Godinho, concluído seu curso industrial (secundário) encontrou-se com seu avô e fez-lhe um pedido (primeiro e último): de lhe custear os estudos do curso de engenharia civil no Instituto Superior Técnico, em Lisboa. A reacção dele foi negativa, alegando: “isso custa muito dinheiro”. Em alternativa, facultava-me a compra de uma bicicleta para os trajetos de acesso à fábrica onde estaria garantido o emprego na serralharia ou no escritório. Recusei, de imediato.
Então, experimentei uma grande frustração. Bastante sentida por dilatados anos.
03. Todavia, cresceu em mim uma forte determinação de prosseguir o desígnio de aceder à Universidade.
Paulatinamente, a par dos exercícios das profissões de desenhador e de topógrafo, fui desenvolvendo uma autodidacta preparação cultural apontada para futuro acesso ao Ensino Superior. O que só hei conseguido em Outubro de 2008, após dezenas de anos de actividades profissionais, de exercício de funcionário público, de atentos cuidados de manutenção do lar e educação universitária dos dois filhos, enfrentando grandes dificuldades económicas e de suportar as desvairadas manifestações de hostilidade e perseguição de engenheiros e arquitectos (colegas de repartição) agastados e furiosos de Brasilino Godinho trabalhar quotidianamente na área de engenharia rodoviária sem necessitar das suas orientações.
04. Acedendo, na condição de viúvo, com a idade de 77anos, em Outubro de 2008 à Universidade de Aveiro, com aprovação de 17 valores nas provas de admissão, nela concluí a Licenciatura em Línguas e Culturas com a classificação de 15 valores e nas Universidade de Aveiro e do Minho obtive o Diploma de Estudos Avançados em Estudos Culturais com 16 valores e alcancei o Doutoramento (leccionado em parceria pelas duas mencionadas universidades) por decisão unânime do júri doutoral – o que aconteceu a 05 de Julho de 2017. Anoto que estes resultados foram obtidos sem recurso a equivalências, mas com a prestação de todas as provas de avaliação curricular e a frequência assídua das aulas.
05. De formulação mui sucinta fica exposto o percurso da vida de Brasilino Godinho que hoje conta 90 anos.
Dele sobressai a grande derrota da frustração sentida na adolescência (1947) pela negativa resposta do avô à minha solicitação de apoio ao ingresso no Ensino Superior; a qual, 61 anos depois redundou na grande vitória de 05 se Julho de 2017, com a obtenção do Grau de Doutor em Estudos Culturais.
06. Registo: vida multifacetada de Brasilino Godinho, caso paradigmático que é per se PATRIMÓNIO IMATERIAL DA NAÇÃO PORTUGUESA E DA CPLP – COMUNIDADE DE POVOS DE LÍNGUA PORTUGUESA.
0 Comentários:
Enviar um comentário
<< Página Principal