Leitor,
Pare!
Leia!
Pondere!
Decida-se!

SE ACREDITA QUE A INTELIGÊNCIA

SE FIXOU TODINHA EM LISBOA

NAO ENTRE NESTE ESPAÇO...

Motivo: A "QUINTA LUSITANA "

ESTÁ SITUADA NA PROVÍNCIA...

QUEM TE AVISA, TEU AMIGO É...

e cordialmente se subscreve,
Brasilino Godinho

sábado, junho 19, 2021

 

AQUI LAVRO MEU LAMENTO!

Brasilino Godinho

19 de Junho de 2021

 

O British Council é um instituto cultural que promove a difusão da língua inglesa e da cultura do Reino Unido.

Em Portugal nem precisa de se empenhar nessa tarefa. Há todo um conjunto de entidades que a assumem com arreganho e ostentação. Criou-se no país a tendência para dar feição inglesa à sociedade. O poder político não perde oportunidade para lhe dar livre curso. Infelizmente as universidades cada vez mais se estão tornando anglófonas; e alheando-se ou menosprezando a língua portuguesa.

Está assim configurado um estádio de subalternidade e de indignidade nacional. Acentua-se o espectro de Portugal se tornar uma colónia inglesa ou um ianque estado fantoche, desunido dos USA (Estados Unidos Da América).

É um perigo que se arrasta latente, se vai entranhando e aumenta à medida que se vão sucedendo as luas. Com o gravame inquietante de que não se esboçam esforços e medidas que contenham tão detestável fenómeno de capitulação nacional que se manifesta como sendo um processo em curso de abdicação pátria.

Estas considerações decorrem de uma notícia inserta na edição de hoje do “Diário de Aveiro”.

Fiquei desolado com a informação de que a «Universidade estreia “podcast». Pelo “podcast” se darão a conhecer as melhores histórias da UA”.

Confrange que a UA adopte designações em inglês, até em simples série de histórias concernentes ao seu repositório existencial e na linguagem de comunicação à Academia e ao público aveirense.

Como se a língua portuguesa não tivesse um riquíssimo léxico e não fosse uma das mais importantes e faladas no mundo e houvesse necessidade de recorrer ao inglês por falta de vocábulos atinentes à pretendida designação.

Uma circunstância linguística que bem ilustra a abrangência e desagregadora ameaça decorrente das iniciativas que se vão tomando no sentido de inglesar Portugal.

Profundamente ligado à Universidade de Aveiro por onde fui licenciado e doutorado sinto humilhação e uma grande tristeza por também ela seguir a onda de abandono da língua portuguesa.

Aqui lavro meu lamento!