Leitor,
Pare!
Leia!
Pondere!
Decida-se!

SE ACREDITA QUE A INTELIGÊNCIA

SE FIXOU TODINHA EM LISBOA

NAO ENTRE NESTE ESPAÇO...

Motivo: A "QUINTA LUSITANA "

ESTÁ SITUADA NA PROVÍNCIA...

QUEM TE AVISA, TEU AMIGO É...

e cordialmente se subscreve,
Brasilino Godinho

domingo, maio 30, 2021

 

NÃO ME ESQUIVO ÀS QUESTÕES…

Brasilino Godinho

30 de Maio de 2021

 

Não me esquivo às questões, mesmo que sejam melindrosas como é a agora tratada neste escrito…

Há dias, no título de uma crónica, indiquei que não tomava água benta. Simpática e inteligente leitora manifestou curiosidade em saber se o Brasilino Godinho tomava regularmente água e, na hipótese afirmativa, qual era ela.

Por que me prezo de ser cavalheiro, mui gentil com as senhoras que me dispensam atenção ou amizade, e isso ser norma de procedimento habitual, mantido sem hiatos desde minha idade de adolescente; no caso em apreço, retribuo com adequados termos de reciprocidade comportamental.

Não tenho problema, nem constrangimento em lhe responder, visto que não faço caixinha…

Todos os dias bebo 1,5 a 2 litros de: Água de Monchique. A qual, bebida não alcoólica, muito beneficia a saúde da criatura nonagenária que tem a identidade de Brasilino Godinho. Por sinal (e para informação de novos leitores) um ser, de animal configuração, doutorado em 2017, aos 85 anos de idade, com pouso, cama, mesa (a expensas de si mesmo…) em Aveiro; o qual, tem invulgar característica de pensar pela sua cabeça, sem prestar vassalagem a quem quer que seja. E, também, pessoa que se dá ao desplante de, no seu lar, diariamente, ocupar muitas horas a desenvolver actividades de escrita, a partilhar fraterna parceria com o computador e, ainda, exercendo a solitária prática da leitura.

Como nota marginal - e para conhecimento de quem anda por aí distraindo-se a ver passar os comboios onde viajam em primeira classe: a ignorância, a mediocridade, a maledicência, a agressividade gratuita, a incompetência, a corrupção, o desamor livre e obsceno, a hipocrisia institucional, a malvadeza de muitos politiqueiros e o cinismo e opulenta exibição de poder e de desavergonhada, escandalosa impunidade dos Donos Disto Tudo - aqui inclusa a referência incómoda para os invejosos e para os chamados pardais de telhados de vidro das luxuosas mansões que alojam quantos malfeitores de Portugal e do seu sacrificado povo estão dispersos pelos mais diversos lugares e sectores da sociedade portuguesa; de que a criatura Brasilino Godinho é muito conhecida em Portugal, no Mundo lusíada e… seus arredores intercontinentais de Europa, África, Américas, Ásia e Australásia. E mais a mencionar: ela, conta com inúmeros leitores, bastantes amigos e algumas muito cativantes admiradoras…

Por tudo que vai sendo conhecido sobre o cidadão aqui signatário, é de extrair a óbvia conclusão: toda essa fauna de pardais, de tubarões, de cotovias, de víboras, de camaleões matreiros, amigos da onça e de felinos que se movimentam nas trevas dos subterrâneos das velhas “avenidas novas” da alfacinha capital ou nas Praças da República que há muito deu o berro e nos Largos da Tristeza que evocam, umas e outros, os sofrimentos, as amarguras e agressões vivenciadas pelos milhares de portugueses, vítimas dos maus tratos a que estão sujeitos no dia-a-dia, em Portugal - se desconheciam Brasilino Godinho, agora ficam conhecendo-o na multíplice caracterização da sua personalidade... Porventura, com chateação…

E pretexto para mais umas tantas agressivas arremetidas censórias e perversas lançadas sobre a criatura brasiliana, vindas das cinzentas, escondidas lojas “discretas”, embrulhadas em negras pranchas e em publicações avulsas emitidas nas sombrias capelinhas espanholadas; estas, preenchidas de brancura… pouco esbranquiçada.