Leitor,
Pare!
Leia!
Pondere!
Decida-se!

SE ACREDITA QUE A INTELIGÊNCIA

SE FIXOU TODINHA EM LISBOA

NAO ENTRE NESTE ESPAÇO...

Motivo: A "QUINTA LUSITANA "

ESTÁ SITUADA NA PROVÍNCIA...

QUEM TE AVISA, TEU AMIGO É...

e cordialmente se subscreve,
Brasilino Godinho

sexta-feira, novembro 27, 2020

 

NESTE DIA

Há 1 ano

Brasilino Godinho

27 de Novembro de 2019  ·

BRASILINO GODINHO

25 de Abril de 2018

 

A MAIOR BALELA DA HISTÓRIA PÁTRIA

“O POVO UNIDO JAMAIS SERÁ VENCIDO”

 

Na época do “Processo Revolucionário em Curso” (PREC entre 1974 e 1975) que se seguiu à Revolução de 25 de Abril de 1974 - que, felizmente, aconteceu e hoje se comemora - sucederam-se as manifestações de milhares de portugueses em que se gritava “O POVO UNIDO JAMAIS SERÁ VENCIDO”.

Trata-se de uma balela! Criada em tempo de Revolução dos Cravos, dela ficou registo para a História.

De vez em quando em Portugal, nalguns países e a quando se realizam manifestações de protestos de multidões descontentes ou indignadas, volta a ouvir se a pretensa afirmação de que o povo jamais será vencido.

Para além de tal expressão ser uma balela - sugerida como conjunto de palavras de ordem, mas que, sem dúvida, são palavras de desordem na arrumação de ideias – tem o gravame de se ter enraizado nos costumes das manifestações de protesto e é, sobretudo, disparatada, visto que nada objectiva e muito menos se pode interpretar como algo de concreto atingível no futuro que lhe subjaz.

Por outro prisma: a representação mental, a noção abstracta e a ideia geral do conceito de povo carecem de esclarecimento junto do público.

Povo – é o corpo social heterogéneo da Nação que tende, naturalmente, para a desarmonia, sempre nele latente.

Clara demonstração de que assim é a sua natureza específica, tivemo-la durante o PREC de 1975, em que houve grupos que vinham à rua gritar que o povo unido jamais seria vencido e outros, em oposição, se manifestavam através de acções violentas e ataques terroristas. Viveu-se sob um clima de guerra civil; a qual nunca é um indicativo de o povo estar unido. Outrossim, a discórdia que, todos os dias de funcionamento da Assembleia da República, ocorre nos debates – tenha-se presente que tal assembleia é tida como representativa do povo que somos. Povo que foi, é e continuará desunido. Nas mais diversas circunstâncias e sucessão dos tempos, sempre se verificam acontecimentos que evidenciam estar o povo muito afastado da condição de unido.

Aqui, abordando friamente a questão introduzida pelo título da presente peça escrita, há que, de imediato, questionar a ideia de que, se o povo jamais será vencido, terá sido vencedor incontestado em tempo antecedente, Vencedor sobre que adversário? Em quais lutas e batalhas? Com que instrumentos e meios de combate? Onde estão expostos ou escondidos os troféus alcançados no campo de batalha? Campo de batalha onde isso aconteceu?

Por uma vez, fixemos entendimento!

A Revolução dos Cravos foi uma acção militar, que deu remate a desavença corporativa e institucional entre facções das forças armadas. O povo não teve nela qualquer intervenção.

Aliás, no tempo que a antecedeu, em 1973 existiu uma figura que funcionou como elemento detonador e que, porventura, sem o desejar, desempenhou papel determinante no seu germinar.

A revolução talvez viesse a acontecer em qualquer tempo posterior. Mas naqueles anos de 1973 e 1974 quem lhe deu chama e indirecta tutela foi o ministro da Defesa do governo de Marcelo Caetano, general Sá Viana Rebelo. Ele foi, afinal, o inspirado anjo protector da Revolução de 25 de Abril de 1974; a qual, lhe deve preito de registo de o ter tido como genético pai.

O ministro Sá Viana Rebelo, em 1973, com o Decreto-Lei 353/73, que permitia aos oficiais milicianos acederem ao Quadro Permanente das Forças Armadas, suscitou uma onda de protestos dos oficiais de carreira e deu azo à criação do Movimento dos Capitães, a que se seguiu o Movimento das Forças Armadas (MFA). A politização veio na sequência dos acontecimentos que se sucederam em cadeia algo vertiginosa.

Portanto, tenha-se presente a realidade: o povo não meteu prego, nem estopa na Revolução de 25 de Abril de 1975. Os militares guerrearam-se entre si.

Todavia, no dia 25 de Abril de 1974, apresentaram um Programa de institucionalização de um regime democrático, que se antevia ser de regeneração sociopolítica e de engrandecimento da Pátria. O povo deslumbrou-se com a liberdade que lhe era concedida, sentiu-se contente com o colapso do opressivo Estado Novo e multidões vieram às ruas e praças gritar o tal slogan de o povo jamais ser vencido.

Naquela hora e em verdade, o povo festejava não o seu suposto sucesso, mas sim um novo estádio de vida social, um desconhecido sistema democrático do qual não tinha a menor ideia de uso e de costumes e a ambição de uma vivência confortável e feliz que, finalmente, lhe era prometida e que desejava concretizada a médio prazo.

Hoje, quarenta e quatro anos depois, estamos envolvidos numa situação recheada de múltiplas crises que nos determinam a considerar que a Revolução de 25 de Abril de 1974 foi uma revolução traída nos seus princípios e valores de Liberdade, Fraternidade e Igualdade, não pelos seus activos participantes mas por bastantes oportunistas e tratantes que chamaram-lhe um figo e dela fizeram trampolim para introduzir práticas e abusos incríveis conducentes ao seu enriquecimento individual; à decadência de Portugal; à degradação das condições de vida da maior parte da população; ao colapso da classe média; à desgraça de muitos portugueses; ao desprezo, abandono e humilhação dos idosos; à descapitalização do Erário; à emigração de jovens aos quais lhes é negado emprego; e à existência de corrupção por tudo que é departamento político, sítio bancário, lugar administrativo, campo desportivo e até, imagine-se, templo religioso, loja maçónica e capela de Opus Dei.

Revertendo ao slogan inserido no título desta peça: desiludam-se os que pensam que o povo unido jamais será vencido, Pela razão de que o povo jamais estará unido como corpo social interveniente e senhor dos seus destinos. Fenece nele a capacidade e determinação. Não tem força, nem instrumentos para contrapor às poderosas forças que de facto controlam o seu viver quotidiano. Mesmo os sufrágios eleitorais estão de tal maquiavélica forma concebidos e instrumentalizados que é ilusório pensar que são real instrumento de soberania do povo. Aparentam ser e são, com elevadas doses de cinismo e hipocrisia, publicitados como tal mas, verdadeiramente, a realidade é outra bastante deplorável. A História regista-a; expressa em diversas épocas e em vários países, incluindo Portugal.

Esta é a reflexão de Brasilino Godinho sobre a Revolução de 25 de Abril de 1974.

REFLEXÃO QUE - A 27/NOVEMBRO/2019 - VEM A PROPÓSITO DO INCRÍVEL CONTEXTO E RAZOABILIDADE DO AVULTADO(…) AUMENTO DE 1 EURO DIÁRIO NO SALÁRIO MÍNIMO NACIONAL, SAUDADO COM APREÇO EVANGÉLICO PELO PRESIDENTE DA REPÚBLICA.