Leitor,
Pare!
Leia!
Pondere!
Decida-se!

SE ACREDITA QUE A INTELIGÊNCIA

SE FIXOU TODINHA EM LISBOA

NAO ENTRE NESTE ESPAÇO...

Motivo: A "QUINTA LUSITANA "

ESTÁ SITUADA NA PROVÍNCIA...

QUEM TE AVISA, TEU AMIGO É...

e cordialmente se subscreve,
Brasilino Godinho

terça-feira, novembro 17, 2020

 

NESTE DIA

Há 1 ano

 

Brasilino Godinho

17 de Novembro de 2019 

 

AS COISAS EXTRAORDINÁRIAS

QUE NÓS DESCONHECÍAMOS…

 

Notícia de última hora:

"MUITOS PARABÉNS, EM NOME DE PORTUGAL! LÁ ESTAREMOS, DAQUI A SEIS MESES, A DEFENDER O NOSSO TÍTULO EUROPEU", afirmou o Chefe de Estado, numa curta declaração transmitida à agência Lusa.

Ao ler esta mensagem fiquei completamente baralhado. O Presidente da República, em nome de Portugal, dá os parabéns a quem? Pressuponho que seja à futebolística selecção de Portugal que hoje se apurou para disputar a fase final do campeonato europeu da modalidade.

A seguir, o Chefe de Estado, usando o plural majestático, afirma que “lá estaremos, daqui a seis meses, a defender o nosso título europeu”.

Se bem julgo o Presidente Marcelo afirma que “lá estaremos, daqui a seis meses” e assim, em termos precisos, mata dois coelhos de uma cajadada: dá como certeza que lá estará algures (não se sabe onde) e demonstrando que está a par dos calendários das provas desportivas.

O que me deixa atónito e sem perceber bem é o expresso compromisso público do Presidente da República de que, então decorridos seis meses e algures, em parte incerta, se encontrará a defender o também dele título europeu.

E é relativamente a este ponto que mais incide o meu embaraço em apreender o que verdadeiramente está compreendido na intrigante afirmação de Sua Excelência.

Interrogo-me: Como vai o Chefe de Estado defender o “nosso título europeu”? Integrado na equipa dos selecionados, a jogar em campo aberto? Em que posição, de ataque, de defesa? Curiosidade maior a destacar – se for o caso - é a habilitação futebolística do Presidente Marcelo que o público desconhecia. A qual acrescerá à sua qualidade de nadador exímio que, frequentemente, se tem exibido na baía de Cascais.

Mas se não vai actuar integrado na equipa selecionada, será que vai ser jogador de tribuna? E como, nessa condição, se desempenhará da defesa que se propôs fazer?

Pelo acaso oportunista, o Presidente já iniciou a preparação bem cuidada para não ficar mal visto, nem comprometido o êxito da defesa do título?

Por outro lado da questão, se a defesa do título vai ser coisa diferente das hipóteses aqui citadas, que armas secretas ou modalidades de acção vai o Presidente utilizar de forma a que depois não se diga que o seu propósito foi por águas abaixo ou que ficou ingloriamente perdido em águas de bacalhau?

Questão marginal tem a ver com a curiosidade de que estou possuído sobre a data em que o Chefe de Estado inicia o estágio de preparação da sua peculiar defesa do título europeu e se ela implicará interrupção do exercício das funções oficiais que lhe estão atribuídas. Eventualmente, paralisação configurada como licença sem vencimento?

Enfim, em Portugal sucedem coisas extraordinárias…