Leitor,
Pare!
Leia!
Pondere!
Decida-se!

SE ACREDITA QUE A INTELIGÊNCIA

SE FIXOU TODINHA EM LISBOA

NAO ENTRE NESTE ESPAÇO...

Motivo: A "QUINTA LUSITANA "

ESTÁ SITUADA NA PROVÍNCIA...

QUEM TE AVISA, TEU AMIGO É...

e cordialmente se subscreve,
Brasilino Godinho

sábado, fevereiro 01, 2020

354. APONTAMENTO
Brasilino Godinho
01/Fevereiro/2020

“ESTUDO SOBRE “BURNOUT” 
SURPREENDE A UNIVERSIDADE”
Este é o título de um texto publicado na p. 05, da edição de hoje, do Diário de Aveiro.
A peça informa que João Marôco e Hugo Assunção apresentaram o estudo “Envolvimento de Burnout no Ensino Superior em Portugal”.
Nesse estudo aponta-se que a percentagem de estudantes da universidade aveirense padecendo de Síndrome de Burnout é de 64,9 % do efectivo discente – a maior do país.
Devo dizer que surpreendido fiquei eu com a expressão “surpreende a Universidade”.
Impressão colhida porque estava convencido de que a nível superior da Universidade de Aveiro havia conhecimento da gravidade de que se revestia essa problemática juvenil, existente no seio da academia.
Nos primeiros anos (2009 e 2010) da minha frequência da U.A. apercebi-me de alguns casos de tal patologia e nos anos seguintes até 2017 maior conhecimento fui tendo, a tal ponto extremo que fiquei bastante preocupado e sempre com o meu espírito às voltas,  procurando encontrar formas de ajudar os colegas mais atingidos pela Síndrome de Burnout.
Deu-se até a circunstância de em 2010 ter ocorrido um facto que me marcou profundamente e me confirmou a percepção de que a minha activa e algo surpreendente vivência universitária poderia ser contributiva no apoio de estudantes mais novos, enfermando de estados depressivos e de autodestruição.  
Relato; Uma tarde, pelas 16 horas, estava à porta do Departamento de Línguas e Culturas conversando com três colegas. Eis-senão-quando uma delas, natural de Viseu, me diz: Brasilino, quero dizer-lhe uma coisa: já estive para desistir do curso e muitas vezes não tenho vontade de estudar, mas lembro-me de si, recobro ânimo e vou resolutamente em frente. Acrescento que, naquela altura, é que ela me fora apresentada por uma colega da minha turma, de nome Clotilde. Tenho dito, escrito e aqui repito: tal episódio foi das coisas mais gratificantes com que fui “brindado” durante os 8 anos de todo o meu percurso de estudante dos cursos de Licenciatura e Doutoramento que me foram leccionados pelas Universidades de Aveiro e do Minho.
Claro que fiquei ciente de que o simples conhecimento do peculiar caso de Brasilino Godinho se constituía decisivo factor de estímulo para os jovens alunos universitários.
Outrossim, ter germinado a determinação de contribuir para a recuperação da saúde e o alcance do aproveitamento escolar de quantos estudantes afectados por depressão e estados de desânimo.
Agora, saber os resultados do estudo sobre a Síndrome de Burnout mais vem reforçar o meu propósito de lhes fazer chegar oportunamente, o conhecimento dos termos em que se processou a minha vida académica. Eles podem contar com o apoio de Brasilino Godinho.
A Bem dos estudantes!
A Bem da Universidade de Aveiro!
A Bem da Universidade do Minho!
A Bem da Universidade!
A Bem do Ensino!
A Bem da Nação!
A Bem de Portugal!