Leitor,
Pare!
Leia!
Pondere!
Decida-se!

SE ACREDITA QUE A INTELIGÊNCIA

SE FIXOU TODINHA EM LISBOA

NAO ENTRE NESTE ESPAÇO...

Motivo: A "QUINTA LUSITANA "

ESTÁ SITUADA NA PROVÍNCIA...

QUEM TE AVISA, TEU AMIGO É...

e cordialmente se subscreve,
Brasilino Godinho

domingo, março 03, 2019


BRASILINO GODINHO

A PROMESSA INSÓLITA E CUMPRIDA
O PERCURSO DE VIDA MULTIFACETADO
A CANDIDATURA INVULGAR
03-03-2019

Aos 16 anos (1947), a quando da conclusão do meu Curso Industrial de Serralharia Mecânica, (classificado com 13 valores, para o qual não tinha mínima vocação e que detestava a tal ponto que ainda hoje tenho repugnância em efectuar trabalhos manuais), ministrado na Escola Industrial e Comercial Jácome Ratton, na cidade de Tomar, dois colegas quiseram, à viva força, que na mata Nacional dos Sete Montes, da cidade Templária, tirasse foto com o traje académico da Universidade de Coimbra. Depois de muito instado, com a maior relutância, acedi – porém, naquele instante da fotografia, prometi, a mim mesmo, que um dia haveria de envergar o traje académico, usufruindo do pleno direito a seu uso. Decorridos 61 anos cumpri a promessa que, sem alarde e bazófia, fizera intimamente. Um meu compromisso tardiamente cumprido pela razão de as contingências e prioridades da vida pessoal e familiar e a primordial educação de dois filhos - que se formaram em engenharia civil e cujos custos escolares, alojamento e alimentação, foram totalmente suportados pelo pai (por sinal, recorrendo unicamente aos limitados rendimentos decorrentes das minhas actividades profissionais) - assim o impuseram.
Daí, que tenha iniciado a 20 de Outubro de 2008, aos 77 anos de idade, um percurso universitário de 8 anos, pautado por frequências assíduas de todas as disciplinas curriculares e sem recurso a expedientes e a equivalências. Outrossim, com boas classificações que me creditaram como bom aluno das Universidades de Aveiro e do Minho.
Terminado o percurso universitário, ao fim de 8 anos, fiquei enriquecido com dois graus universitários, em Humanidades: Licenciatura em Línguas, Literaturas e Culturas (Ramo de Português e Espanhol), com a classificação final de 15 valores e Doutoramento em Estudos Culturais, com aprovação unânime do júri do respectivo acto doutoral; o qual, teve lugar na Sala dos Actos Académicos, edifício da Reitoria da Universidade de Aveiro.
Por tudo o que fica exposto nos precedentes parágrafos e o mais que, facilmente, se intui, sinto-me apto a bem continuar a desenvolver actividades profícuas em prol do povo de que faço parte. Como seriam, as inerentes à qualidade de deputado da Nação; a que há dias me propus candidatar.  
Mas, sobretudo, revejo-me muito feliz no meu passado de trabalhador, de funcionário público (autarquias e do Estado), de autodidacta, de “engenheiro” rodoviário (sem frequência de qualquer curso de engenharia civil) de cronista sociopolítico, de escritor (com 5 obras publicadas) e de académico (Licenciado e Doutor).
Igualmente, aqui inscrevo o registo de, actualmente, estar possuído de um estado de alma confortada e contemplando-me nas aliciantes actividades de cronista, de escritor e de atento cidadão empenhado em exercer plenamente todos os seus inalienáveis direitos de cidadania, em consonância com as obrigações de natureza cívica. 
Sintetizando: embora latente a tristeza pelo estado de viuvez da mulher mui amada, vivo relativamente feliz e orgulhoso por tudo quanto realizei e hei alcançado com persistência e denodados esforços, no transcurso da minha prolongada e multifacetada vida.
Eis a foto!