Leitor,
Pare!
Leia!
Pondere!
Decida-se!

SE ACREDITA QUE A INTELIGÊNCIA

SE FIXOU TODINHA EM LISBOA

NAO ENTRE NESTE ESPAÇO...

Motivo: A "QUINTA LUSITANA "

ESTÁ SITUADA NA PROVÍNCIA...

QUEM TE AVISA, TEU AMIGO É...

e cordialmente se subscreve,
Brasilino Godinho

quarta-feira, dezembro 23, 2020

 

UM TEXTO SEM TABUS…

Brasilino Godinho

23/Dezembro/2020

 

 

NUM PAÍS EM QUE JÁ HOUVE

UMA ALA DE NAMORADOS…

 

 

A Ala dos Namorados foi a designação do grupo de jovens combatentes portugueses que estiveram envolvidos na Batalha de Aljubarrota, em1385.

 

Em data relativamente próxima existiu um pequeno conjunto musical com a mesma designação.

Actualmente não são conhecidas quaisquer outras alas de namorados.

 

O que, talvez, seja devido ao facto de o País estar muitíssimo preenchido de namorados dos dois géneros, formando parelhas mais ou menos de configuração doméstica.

Trata-se de um fenómeno que tem por base a intrigante circunstância de em Portugal ter acabado a espécie de amantes. Perdeu-se-lhes o rasto. E julga-se que deram o fora de Portugal. Provavelmente, por pudores inconcebíveis numa época em que grassam a pouva-vergonha e as maiores obscenidades.

 

Daí que a alternativa foi a de às e aos (amantes) se ter passado a chamar namorados com o subentendido intuito de salvar as aparências e as desconformidades sugeridas como anti-sociais. Eles, namorados de diversas apanhas são mais que as mães que os geraram e criaram em profusão, sem conta nem medida.

 

A espécie está radicada por tudo que é sítio pantanoso e disperso por todos os sectores da sociedade; excluindo o grémio dos clérigos. Estes, gozam de um estatuto especial, de falso celibato e apregoada castidade, incluso de uma anotação apropriada concernente a presumidas governantas; as quais, são configuradas como prestimosas damas de companhia.

 

Todavia, diga-se em abono da verdade que toda esta história dos namorados e dos padres, rotulados de castos, reflecte o elevado grau de hipocrisia reinante em Portugal.

Fico por aqui!